Quinta, 21 Novembro 2024

Vídeos

4 destinos para quem ama turismo gastronômico

turismo Vídeos

4 destinos para quem ama turismo gastronômico

Muitos países valem a pena serem descobertos e redescobertos a cada viagem 

Muito além do sushi: conheça a comida japoensa. (Foto: Unsplash)

Para os viajantes que amam provar sabores novos, nada melhor do que unir turismo e gastronomia na hora de programar um roteiro mundo afora.

Através da comida, é possível identificar traços culturais e históricos de um determinado povo. A gastronomia também proporciona experiências sensoriais durante a viagem, com novas texturas, sabores e cheiros.

Comida boa tem em muitos lugares e esses são alguns deles que valem a pena serem descobertos e redescobertos a cada viagem:

México

Comer é definitivamente uma das melhores coisas para se fazer no México e um bom passeio pelo mercado em qualquer cidade é uma boa ideia para experimentar as especialidades locais. Existem milhares de versões diferentes de tacos, além das especiarias e pimentas.

A Cidade do México é famosa por sua premiada comida de rua tradicional e, nos anos mais recentes, por sua crescente cena gastronômica. No sul, Oaxaca é conhecida por sua diversidade de pratos tradicionais, como o tlayuda: uma tortilha frita coberta com molho mole, feijão frito, carne, queijo e salada. Tem ainda carnitas em Michoacan, ceviche em Tulum, tacos de peixe na Península de Baha e Zarandeado em Sayulita.

Japão

Se você ama sushi, claro que vai provar os melhores da vida, mas a culinária do Japão vai muito além do peixe cru.

Se dê o prazer de um okonomiyaki em Osaka ou Hiroshima – cada cidade tem uma receita diferente -, um takoyaki (bolinho de polvo) ou um kare pan (pão recheado com karê) numa barraca de rua.

Se couber no roteiro, passe uma noite em um ryokan, um estilo de hospedaria tradicional, que serve um menu típico da região onde você está. Vale também ir a Myiajima, uma ilha sagrada na frente de Hiroshima que é conhecida pela produção de ostras.

Turquia

A culinária turca é tão rica que pode até ser difícil para um visitante escolher o que provar. Além de milhares de restaurantes em Istambul, a comida de rua é muito característica, indo dos famosos sanduíches Döner kebab ou Gözleme aos pães Simit.

A capital turca é uma fusão de moderno e tradicional. A única cidade do mundo a abranger a Europa e a Ásia (e ser fortemente influenciada pelas duas) esta metrópole no rio Bósforo brilha com rica história, cultura e culinária incrível.

Não há melhor lugar para começar do que um tradicional Kahvalti, o café da manhã turco que é uma experiência completa com carnes, queijo feta, ovos cozidos, azeitonas, abacate, tomate, pepino, frutas secas, pão e geleia, todos acompanhados pelo tradicional chá. Os turcos também são conhecidos por seu caso de amor com doces como baklava e manjar, que remontam ao Império Otomano.

Itália

A cozinha italiana é simples e sazonal, aproveitando os produtos frescos que crescem pelos campos graças ao clima mediterrâneo do país.

Por região, no sul, Nápoles é conhecida como a casa da pizza, enquanto a Toscana é famosa pelo seu vinho, bifes florentinos e carnes de caça, e a Sicilia pelo cannoli.

As áreas costeiras, como Sorrento e a Costa Amalfitana, são conhecidas por seus frutos do mar frescos e pelo licor limoncello. No norte, Bolonha afirma ser de onde veio o ragù, ou molho à bolonhesa, enquanto os venezianos desfrutam de uma dieta de risoto de frutos do mar e polenta cremosa. 


Acompanhe mais dicas em:

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/