Paris vai transformar a avenida Champs-Élysées em um jardim urbano
Local será revitalizado para os Jogos Olímpicos de 2024
Uma das avenidas mais famosas do mundo irá passar por uma transformação radical nos próximos anos. Localizada na capital francesa, a Champs-Élysées será revitalizada para os Jogos Olímpicos de 2024, ganhando um jardim urbano.
Desde 2018, um comitê especial foi montado para reformular a avenida e seus arredores. A comissão realizou consultas públicas sobre o que deveria ser feito, como reduzir o espaço para veículos pela metade, transformar estradas em áreas verdes e criar túneis de árvores para melhorar a qualidade do ar.
A avenida, que antes da pandemia de Covid-19 recebia cerca de 100 mil pedestres por dia, é alvo de reclamações dos moradores.
Para o arquiteto Philippe Chiambaretta, cuja empresa PCA-Stream elaborou os planos de reforma, a avenida se tornou um lugar que resumia os problemas enfrentados pelas cidades ao redor do mundo, "poluição, lugar do carro, turismo e consumismo", e precisava ser redesenhado para ser "ecológico, desejável e inclusivo" .
Em entrevista ao periódico "Le Journal du Dimanche", a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, explicou que o projeto visa transformar o trecho de 1,9 km do centro de Paris em "um jardim extraordinário". Os planos incluem também a reformulação da famosa Place de la Concorde, descrita pela prefeitura como uma "prioridade municipal".
A reforma, no valor estimado de € 250 milhões, deve acontecer ao longo dos próximos anos. A intenção é de que tudo fique pronto para os Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados na capital francesa, mas provavelmente as obras irão prosseguir até 2030.