Governo dispensa testes contra Covid-19 para entrar no Brasil
A mudança na regra começou a valer no último sábado (02/04)
Brasileiros e estrangeiros que têm a vacinação completa contra a Covid não precisam mais apresentar teste negativo para entrar no Brasil. A mudança na regra começou a valer no último sábado (02/04).
A flexibilização nas regras para entrada de viajantes foi publicada numa edição extra do Diário Oficial da União, sexta-feira (1º) à noite. A medida vale tanto para quem viaja por via aérea como terrestre e aquática.
O esquema vacinal precisa ser finalizado duas semanas antes do embarque. E não é mais necessário preencher a declaração de saúde do viajante.
Comprovante de vacinação
No caso dos viajantes por transporte aéreo, o comprovante de vacinação deve ser apresentado à companhia aérea antes do embarque. No caso das pessoas que viajam pela via terrestre, o comprovante deverá ser apresentado nos pontos de controle terrestre. Já no caso daqueles que viajam em transporte aquaviário, o comprovante deverá ser apresentado antes do embarque ao operador ou responsável pela embarcação.
Exceções
O texto acaba ainda com a quarentena obrigatória para quem não tomou as doses ou ainda não concluiu o esquema vacinal. Nesses casos, o teste negativo segue obrigatório e deve ser realizado um dia antes do embarque.
A exceção fica por conta dos estrangeiros que não têm residência no Brasil e não estão completamente vacinados. Nesse caso, eles continuam impedidos de entrar no país.
Mas quem vem de países com baixa aplicação de doses ou quem comprove que não pode tomar a vacina por questões de saúde, pode entrar.