Europa para sair do óbvio: roteiros para um verão diferente no Velho Continente
Confira destinos marcados pela história, cultura e arte
Se as grandes capitais européias já são velhas conhecidas dos brasileiros, o convite para este ano é descobrir segredos ainda não desvendados pelo grande público. Confira destinos marcados pela história, cultura e arte.
As Repúblicas do Cáucaso - Armênia e Geórgia - convidam para uma viagem cercada pelas impressionantes montanhas da região. Cidades antigas, como a capital armênia de Yerevan, trazem construções que datam do início do Cristianismo, passando pelo domínio soviético e convivendo em harmonia com um ambiente moderno. A tradição religiosa é um dos pilares da Armênia, com incríveis monastérios e a Igreja Apostólica Armênia em Echmiadzin.
Na Geórgia, as montanhas e colinas que emolduram as cidades também trazem monastérios, igrejas, torres e castelos com vista exuberante de cidades como Mtskheta e Kazbegi. Na capital Tbilisi a vida noturna é intensa, sem perder a atmosfera de influências marcantes originárias da Turquia, Rússia, Pérsia e Ásia Central.
O roteiro pode ainda ser esticado para o Azerbaijão, completando o mergulho no Cáucaso e conta com a participação do arquiteto e filósofo Emilio Moufarrige.
Festivais suíços
Para os amantes da música, a Suíça se torna ponto de encontro com os tradicionais Festival de Jazz de Montreux e o Festival de Verão em Lucerna. A Latitudes, produtora de viagens, tem roteiros exclusivos para as duas atrações, combinando a experiência com um mergulho nas cidades.
A charmosa Montreux recebe o festival de jazz desde 1967, tendo convidado nomes como BB King, Ray Charles e Ella Fitzgerald, entre outras lendas da música ao longo dos anos.
Para este ano, sobem ao palco Seal, Norah Jones, Mavis Staples, Joe Bonamassa, Jacob Banks, The Teskey Brothers, Joy Oladokun, Marcus Miller, Buddy Guy, Pat Metheny Side-Eye with Chris Fishman and Joe Dyson. Localizada na tranquila Riviera Suíça, às margens do Lago Genebra e rodeada por vinhedos e pelas montanhas nevadas dos Alpes, Montreux tem muito a ser descoberto ao som do inebriante jazz.
O roteiro é acompanhado pelo produtor musical e empresário, João Marcello Bôscoli, e combina algumas das principais atrações da cidade com as noites do festival: visita ao lendário Estúdio Queen, por onde passaram David Bowie e The Rolling Stones; Castelo de Chillon, um dos monumentos mais visitados do país; e o Museu Chaplin's World, localizado na propriedade rural onde vivia a família Chaplin e exibe obras e objetos do diretor.
Já na parte central do país, Lucerna respira arte e cultura. Às margens do lago homônimo, o centro histórico da cidade é um contraponto à futurista arquitetura do Centro de Convenções e Cultura (Kultur und Kongresszentrum Luzern – KKL), projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel. No verão, o KKL sedia um dos mais importantes festivais de música clássica da Europa, onde são reunidas anualmente as mais prestigiadas formações musicais do mundo.
O roteiro ainda reúne espaço para visitas pelos centros históricos de Lucerna, Zurique e Berna, aos museus Rosengart, Kunsthaus, Zentrum Paul Klee e Richard Wagner, entre outras atrações.