Copa do Mundo no Catar: confira as principais recomendações para turistas
No Catar não é permitido fotografar e gravar pessoas locais sem o seu consentimento
Com início no dia 20 de novembro, muitos brasileiros já estão se preparando para a tão sonhada Copa do Mundo de 2022.
O torneio, que acontecerá no Catar, no Oriente Médio, promete fortes emoções. Para os viajantes não sofrerem com imprevistos, separamos dez recomendações essenciais, confira:
Verifique a validade do seu passaporte
Antes de viajar, confira se toda a sua documentação está atualizada. É necessário ter o passaporte brasileiro com validade mínima de 6 meses. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, é importante levar uma cópia impressa do documento.
Saiba mais sobre a moeda local
O dinheiro é o método de pagamento dominante no Catar. A moeda local é o Riyal, que equivale a R$ 1,38. Usualmente, dólares e euros são mais aceitos em casas de câmbio regulamentadas.
Não fotografe pessoas sem permissão
No Catar não é permitido fotografar e gravar pessoas locais sem o seu consentimento, ato considerado ofensivo, especialmente se a pessoa for da polícia ou do governo. Somente a imprensa pode gravar ou tirar fotos profissionais, com uma licença emitida pelo governo.
Uso de máscara
Por determinação dos órgãos locais, no Catar o uso de máscaras faciais é obrigatório, tanto em locais públicos abertos quanto fechados. É aconselhável levar na bagagem um pacote de máscaras para usar durante a viagem.
Não esqueça do seu certificado de vacinação
Para assistir aos jogos, é necessário apresentar o certificado de vacinação completo. As vacinas da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson&Johnson são aprovadas no Catar. Visitantes com vacinas condicionais como Sinopharm, Sputnik V, Sinovac e Covaxin precisarão fazer um teste de PCR e anticorpos 72 horas antes de entrar no país.
Preencha o cadastro do Ehteraz
Para viajar ao Catar é imprescindível pré-cadastro no site da Ehteraz, um aplicativo que permite verificar a saúde dos viajantes. O Ehteraz é um sistema do governo do Catar que foi lançado para facilitar o processo de chegada de qualquer estrangeiro à sede da Copa do Mundo.
Respeite espaços religiosos
Mesquitas são espaços sagrados para o Islã e não são abertas ao público que não professa a religião, com exceção dos passeios especiais oferecidos pela Mesquita Nacional Mohammed Ibn Abdul Wahhab e pela Mesquita da Cidade da Educação.
Saiba mais sobre roupas
Por conta da cultura do Oriente Médio, recomenda-se sempre cobrir os ombros e joelhos em locais públicos. O acesso pode ser negado se você não atender a esses padrões mínimos.
Sem reservas, sem entrada
Os visitantes não poderão entrar no país sem comprovar passagens aéreas, reserva de hospedagem e os ingressos para entrada nos jogos. O Governo do Catar não aceitará viagens sem programação prévia.
Obtenha seu Cartão Hay'ya ou Fan ID
Este cartão é vital, os turistas devem apresentá-lo juntamente com o controle de entrada das partidas. Ele também será um dos elementos necessários para entrada no país, já que todos os torcedores devem ter um número de aplicativo de cartão Hay'ya Card. Para comprar o Fan ID, os viajantes devem solicitar o cartão na página Qatar2022.qa ou no aplicativo móvel 'Hayya to Qatar 2022'.