Clínicas particulares esperam aumento na procura pela vacina da gripe neste ano
Na rede pública, o imunizante passará a ser ofertado ao longo de todo o ano para públicos específicos
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Com a chegada do outono, há um aumento na incidência de casos de Influenza (gripe), o que pode levar a um crescimento na procura pela vacina na rede particular.
Neste ano, o Ministério da Saúde não realizará a tradicional campanha de vacinação contra a gripe. O imunizante foi incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas 60+, e será ofertado ao longo de todo o ano para esses públicos.
Para 2025, as clínicas particulares em Alphaville esperam um aumento na busca pela vacina. De acordo com a assessoria de comunicação do Delboni Auriemo, a expectativa é que a procura pelo imunizante seja muito boa.
"Isso se deve ao fato de que vários casos de influenza já começam a circular no país, e as pessoas estão buscando a prevenção. O mês de maior procura costuma ser no fim de março e início de abril, com uma alta contínua também nos meses subsequentes, como abril e maio", explicou.
Já segundo Danilo Scheit Vieira Jr, da AlphaImune, como na rede privada a vacinação se estende para todas as idades, a expectativa é de procura maior.
"Na rede privada, há uma cobertura vacinal a partir de 6 meses, vacinação de famílias, gestantes, na primeira infância, e nas empresas. A faixa de preço é de R$ 120. A imunização é muito importante para diminuir os riscos de complicações da infecção pelo vírus, como pneumonias e síndromes respiratórias agudas graves, inclusive óbito", apontou.
Já o Grupo Fleury informou que a vacina está disponível a partir de R$ 95, ˜mas, no momento, não está disponível nas unidades de Alphaville˜.
Rede pública
Em fevereiro, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacina da gripe ao Calendário Nacional de Vacinação. Com a medida, o imunizante passou a ficar disponível para a população o ano inteiro, e não mais nas campanhas pontuais.
O imunizante será aplicado nas unidades de saúde para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal.