Café ajuda você a emagrecer estimulando ‘gordura boa’, mostra estudo
E aí, já tomou seu cafézinho hoje?
Depois de descobrir que nem toda gordura faz mal para o corpo, inclusive que existe um tipo de gordura necessária e que melhora nossa saúde quando em abundância, a novidade é que um vilão de outrora pode, em verdade, ser um herói da saúde justamente na relação com essa "gordura boa": o café.
Segundo uma nova pesquisa, realizada por um grupos de cientistas da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e publicada na revista "Scientific Reports", o café ajuda na perda de peso ao impulsionar que justamente essa gordura saudável entre em ação.
O estudo analisou justamente o efeito do café sobre esse tecido descoberto recentemente em adultos, uma gordura marrom que, diferentemente da já conhecida gordura branca, é inversamente proporcional ao peso – pessoas com mais peso apresentam menos gordura marrom no corpo.
Localizada em camadas mais profundas do que a branca, como o pescoço e o coração, a gordura marrom queima calorias, e é fundamental no controle da temperatura do corpo.
Avaliando o efeito do café sobre essa gordura, a pesquisa percebeu que as células aumentaram sua atividade metabólica, e que a temperatura na região do pescoço se elevou. O resultado demonstra, de acordo com o estudo, que a cafeína estimula o trabalho dessa gordura "boa".
A pimenta e principalmente o frio são outros estimulantes do tecido, mas muitas questões ainda precisam ser respondidas.