Segunda, 21 Outubro 2024

Política

Votação no bairro de Alphaville foi mais equilibrada do que resultado de Barueri

Política

Votação no bairro de Alphaville foi mais equilibrada do que resultado de Barueri

Nos colégios da região, Piteri foi mais votado, mas com vantagem menor do que a vista na cidade como um todo 

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Enquanto o vice-prefeito Beto Piteri (Republicanos) ficou perto de vencer já no primeiro turno as eleições em Barueri, ao atingir 48,3% dos votos, em Alphaville o cenário foi mais equilibrado.

Nos colégios da região, o candidato apoiado pelo prefeito Rubens Furlan (PSB) obteve 41,4% da preferência, ante 38,6% do ex-prefeito Gil Arantes (União Brasil) - apenas três pontos percentuais de diferença. No caso da votação na cidade inteira, a diferença foi de 9 pontos.

Os dados foram levantados pela Folha de Alphaville com base no voto dado em cada uma das 45 seções eleitorais de dois locais de votação: a Fieb (Fundação Instituto de Ensino de Barueri) e o Colégio Mackenzie, ambos localizados no bairro e que reúnem 16 mil eleitores.

Desse total, 9.515 declararam preferência para algum dos quatro candidatos a prefeito, enquanto os demais ou não votaram ou optaram por anular ou votar em branco.

O desempenho na região indica uma maior boa vontade com os demais concorrentes do pleito. Gil, por exemplo, embora tenha tido votação próxima a de Beto em Alphaville, teve percentual menor proporcionalmente do que na cidade inteira: teve 39% em Barueri e 38% em Alphaville.

O equilíbrio no bairro foi maior sobretudo por conta dos índices alcançados por Fabião (MDB) que teve 15% dos votos na região. O parlamentar, que declarou apoio a Beto no segundo turno, teve desempenho mais modesto quando se leva em conta todos os bairros baruerienses, com menos 9%.

Sabrina Nabuco (PSOL) também foi melhor votada na região do que no restante, atingindo 5% do eleitorado de Alphaville, acima dos 3% na votação com todos os baruerienses.

Além disso, houve uma diferença entre os dois locais de votação. Gil foi o mais votado no Colégio Mackenzie, conseguindo ter 45 votos a mais do que Beto, ou 40,3% do eleitorado dali. Na Fieb, por outro lado, Beto teve uma vantagem maior: 42,7% ante 37% de Gil, ou mais de 300 votos de diferença. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/