Domingo, 28 Abril 2024

Política

Tribunal de Contas dá nota C para gestão em Barueri e B para Parnaíba

Política

Tribunal de Contas dá nota C para gestão em Barueri e B para Parnaíba

Índice publicado anualmente avalia a situação das administrações das cidades

O prefeito Marcos Tonho (PDT) está à frente da Prefeitura de Santana de Parnaíba (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Segundo o TCE (Tribunal de Contas do Estado), a Prefeitura de Barueri tem uma gestão com um "baixo nível de adequação", o equivalente à nota C, a mais baixa de um levantamento feito em 644 cidades do estado. A vizinha Santana de Parnaíba, por outro lado, tem uma gestão efetiva da administração municipal, e ganhou a nota B.

É o que diz o último levantamento do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) publicado anualmente pelo tribunal. Os dados divulgados na última semana abordam o ano de 2022, último analisado pela corte.

O índice foi criado em 2015 e analisa uma série de indicadores para chegar a uma nota final. São levados em conta, dados da saúde, educação,planejamento, gestão fiscal, proteção das cidades (Defesa Civil), meio ambiente e Governança da Tecnologia da Informação.

Barueri vem tendo notas baixas desde 2020, último ano em que teve nota B. Na época, a cidade vivia o fim do quinto governo do prefeito Rubens Furlan (PSB) e caminhava para o novo mandato dele. Em 2021, a cidade ficou com C+ (em fase de adequação) e depois repetiu duas notas C.

Segundo o TCE, em 2022 a gestão foi mal em seis dos sete indicadores analisados, tendo como ponto positivo a gestão fiscal, no qual ficou com a nota B+.

"O IEG-M é não só um instrumento de fiscalização, mas também uma ferramenta para que os prefeitos possam avaliar suas políticas públicas, analisando a eventual necessidade de correção de rumos, redefinição de prioridades e consolidação do planejamento", diz o presidente do TCE, Sidney Beraldo.

A nota de Barueri não foi uma exceção e o levantamento indicou uma situação difícil pelas gestões municipais no estado. Ao todo, 369 ficaram com a nota C e 223 com C+. Nenhuma cidade ganhou nota A e nenhuma nota B+, as duas melhores possíveis na avaliação.

Parnaíba

Ficaram com a nota B apenas 52 municípios, entre eles Santana de Parnaíba, administrada pelo prefeito Marcos Tonho (PDT). O município foi um dos três na Grande São Paulo que foram considerados efetivos. A administração teve boa avaliação em cinco das sete áreas analisadas. Recebeu nota A em Tecnologia da Informação, B+ no índice fiscal, saúde e em proteção aos cidadãos, além de B na avaliação do meio ambiente. As notas mais baixas ficaram em planejamento e educação, em que a cidade recebeu C+. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/