Tema da segurança nas escolas eleva temperatura na Câmara de Parnaíba
Vereadores aprovam projeto para aumentar segurança, em sessão que teve bate-boca
A preocupação com a segurança das escolas esquentou o clima na sessão de terça-feira (11) em Santana de Parnaíba. Vereadores aprovaram um projeto de lei do prefeito Marcos Tonho (PDT) para garantir benefícios a guardas municipais, que atuarão em colégios.
Apesar da concordância com o projeto, a votação ocorreu após bate-boca com alguns moradores que protestavam no legislativo, em meio ao clima de tensão desde que houve um ataque de um ado- lescente em uma escola de São Paulo, e ameaças propagadas nas redes sociais em diversas cidades.
Vereadores da base de Tonho apontaram a propagação de fake news sobre o tema e pediram calma aos pais. Também afirmaram haver uso político do tema.
"Nosso prefeito tem se preocupado com isso, o que é inadmissível é nesse momento algumas pessoas fazerem média. Não estamos aqui brincando, estamos trabalhando, no preventivo, buscando mecanismos para que as coisas funcionem", afirmou a vereadora Enfermeira Nelci (PL).
Alguns parlamentares citaram que já haviam pedido guarda nas escolas, caso de Ângelo da Silva (PTB) e Agnaldo Moreno (PSD). De outro lado, a base aliada ao prefeito enfatizou que medidas já estão sendo tomadas.
"O prefeito de Santana de Parnaíba chama-se Marcos Tonho, o nosso prefeito deixou bem claro que se preciso for, colocará uma viatura e um guarda municipal em cada escola", afirmou Adauto Pessoa (PSDB). "O prefeito não vai agir no impulso de fake news. Quem está a par disso são os técnicos de segurança. A divulgação de fake news não ajudará."
Adauto rebatia o vereador Silvinho Filho (PSD), opositor a atual gestão e filho do ex-prefeito Silvinho Peccioli (PSD). Silvinho criticou não ter havido um pronunciamento do prefeito sobre a situação.
"Fake News ou não, quem quer pagar pra ver? Os pais já estão em pânico e tudo que a gente esperava era uma declaração, um pronunciamento do chefe do executivo", afirmou Silvinho. "Escuto muito se falar no antes, no passado. Sabe o que tinha antes? Guarda nas escolas", comentou o vereador.
A questão levou a um embate em comparação com as gestões de Tonho, e do ex-prefeito Elvis Cezar (PDT), em comparação com a de Silvinho, com vereadores que criticam o fim da gestão do pessedista, num ensaio do que deve ser a briga política nas eleições do próximo ano.
Discussão
Ainda antes da votação, o vereador Roque da Lenha (Podemos) discutiu com algumas das pessoas que estavam na plateia e cogitou chamar a guarda municipal. No entanto, amenizou o tom e disse que os moradores eram sempre "bem-vindos".
Projeto prevê R$ 270 para diária especial dos agentes
Os vereadores de Santana de Parnaíba aprovaram o projeto de lei 59/2023, que institui a Deac (Diária Especial por Atividade Complementar), aos servidores integrantes da GCM. O Deac será de R$ 270 e corresponde ao trabalho de horas fora da jornada normal de trabalho. A ideia é que com esse pagamento extra seja possível ampliar a presença da guarda nas escolas em meio aos receios de ataques.