Santana de Parnaíba, Jandira e Itapevi estão entre as cidades mais transparentes
Parnaíba ocupa a 39ª posição no ranking nacional
De acordo com a 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360º, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), Santana de Parnaíba se destaca entre as melhores cidades do país em transparência pública.
O município ocupa a 39ª no ranking nacional, com nota 9,61 (em uma escala de zero a dez).
A reportagem analisou as oito cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste). Na sequência, aparece Jandira, na posição 158 da lista nacional (8,64); Itapevi 165º lugar (8,61), Osasco na 264ª colocação (7,43), Barueri em 358ª (6,31), Cotia com 589ª (4,56), Pirapora do Bom Jesus, 645ª (3,55) e Carapicuíba em último lugar entre os municípios avaliados, 652º (nota 3,33).
Avaliação
A análise levou em consideração o cumprimento das normas da LAI (Lei Federal nº 12.527/2011), com foco na transparência adotada pelas prefeituras.
O estudo avalia, por exemplo, se as cidades disponibilizam informações financeiras e orçamentárias na internet , como gastos e despesas, processos de licitação, contratos, acompanhamento de obras, dados sobre o quadro de servidores públicos, dentre outros mecanismos.
Resultados
Os gestores das localidades avaliadas na atual edição foram informados previamente por e-mail, em dezembro de 2020, sobre o resultado que obtiveram e puderam, assim, solicitar a revisão de itens dos quais discordaram, com o envio, por meio de formulário eletrônico, das respectivas argumentações.
Destaques
No ranking geral onze avaliados alcançaram a nota dez foram eles: Campo Grande (MS), Ceará, Espírito Santo, João Pessoa (PB), Linhares (ES), Londrina (PR), Mesquita (RJ),Minas Gerais, Recife (PE), São Pedro da Aldeia (RJ) e Sobral (CE).