Reaproximação entre prefeitos será desafio passada a eleição
Elvis e Beto tiveram posições contrárias na eleição e há distanciamento entre os grupos políticos
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Terminada a eleição, os políticos da região começam a se preparar para tomar posse em 2025. Um dos principais desafios será a articulação com os prefeitos vizinhos, a fim de resolver os problemas que afetam mais de um município.
Em Barueri e Santana de Parnaíba, a forma como essa relação se estabelecerá é um dos desafios para as próximas gestões.
Embora ambos os prefeitos eleitos pertençam ao mesmo partido, o Republicanos, a aproximação entre o prefeito eleito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, e o futuro prefeito de Barueri, Beto Piteri, ainda está em estágios iniciais. Existe um certo distanciamento entre Elvis e o grupo do atual prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSB). Durante a disputa eleitoral deste ano, os dois fizeram questão de se posicionar em lados opostos.
Elvis chegou a gravar um vídeo declarando apoio ao ex-prefeito de Barueri, Gil Arantes (União), que disputou as eleições contra Beto Piteri (Republicanos). No final, Beto Piteri foi eleito no 2o turno.
No caso parnaibano, a situação foi semelhante. A deputada estadual Bruna Furlan (PSDB) foi acompanhar o lançamento da campanha do principal adversário de Elvis, o vereador Silvinho Filho (PSD). Elvis venceu com 70% dos votos.
Essa postura não foi uma surpresa e vai além da relação partidária. A entrada de ambos no Republicanos ocorreu já no limite do período permitido para a troca de partido.
Beto chegou a ser cotado pelo PSB, mas no último momento decidiu ir para o Republicanos. Já Elvis estava no PDT e planejava a troca, que contou com a vinda do governador Tarcísio de Freitas a Parnaíba.
Não houve uma articulação conjunta entre as duas cidades para ter os candidatos do mesmo partido, justamente pelo afastamento.
Distanciamento
O distanciamento entre os grupos políticos começou nas eleições de 2018. Naquela disputa, Elvis e Furlan articularam uma dobradinha entre Bruna Furlan e o ex-deputado estadual Marmo Cezar, quando ele ainda fazia parte do PSDB. Ambos foram eleitos, mas não renovaram o acordo posteriormente.
Na eleição de 2022, Marmo não conseguiu se reeleger, enquanto Bruna veio para São Paulo para concorrer a uma vaga na Assembleia, passando de aliada a adversária direta na disputa pelos votos. Ainda naquele período, Elvis se aproximou de Gil, que fez campanha a favor de Marmo.
Terminada a eleição, a discussão envolve o futuro das cidades e inclusive do Cioeste. Elvis já presidiu a instituição por três vezes e dado o número grande de prefeitos estreantes, pode voltar a ser contato a comandar o grupo que agora conta também com prefeituras de cidades do interior.