Domingo, 28 Abril 2024

Política

Pré-campanha acirrada em Barueri e possível volta de Elvis agitaram 2023

Política

Pré-campanha acirrada em Barueri e possível volta de Elvis agitaram 2023

Cidades viveram momentos distintos no período que antecede a disputa de 2024 

Piteri e Gil esquentaram o clima eleitoral neste ano; Elvis pode voltar ao poder (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O ano de 2023, embora não tenha sido eleitoral, foi marcado por um clima político acirrado em Barueri, enquanto Santana de Parnaíba testemunha o retorno de um conhecido à disputa municipal. Este é um resumo do período que antecede as eleições municipais de 2024, nas quais serão eleitos dois prefeitos e 38 vereadores nos dois municípios.

Barueri experimentou um ambiente mais tenso desde 2022, com a intensificação da competição por partidos políticos aliados. Embora Rubens Furlan (PSB) não esteja nas urnas, encerrando seu segundo mandato consecutivo, o jogo político passou a focar no vice-prefeito Beto Piteri, que busca maior reconhecimento junto ao eleitorado.

Piteri visitou diversos bairros ao longo do ano, participou de inaugurações de obras, esteve em todas as entregas da campanha do agasalho e tem colado a própria imagem à de Furlan para concretizar a ideia de que é o nome escolhido.

Essa atuação constante ao longo do ano se dá em especial pela volta ao cenário eleitoral do ex-prefeito Gil Arantes (União), que também intensificou as agendas nos bairros e tem divulgados os feitos nas gestões em que esteve à frente da Prefeitura de Barueri (1996-2004 e 2013-2016). A articulação de Gil tem incomodado tanto a própria gestão Furlan quanto a Câmara Municipal.

Servidores que atuam na Câmara e na prefeitura, que estariam ao lado de Gil, deixaram os cargos em meio à cobrança por fidelidade a Piteri. O clima tenso fez de 2023 praticamente um "déjà-vu" de 2011.

Na época, Gil também movimentou a articulação para voltar à prefeitura contra o apoiado de Furlan - na época o vice-prefeito Carlos Zicardi. Curiosamente, Zicardi se tornou aliado de Gil para a próxima corrida eleitoral.

Apesar dos atritos na Casa, Furlan segue com ampla maioria no legislativo - apenas Leandrinho Dantas (PRTB) declarou apoio a Gil. Outros vereadores, contudo, podem tomar outros rumos. Caso de Fabião (PSDB) que vem articulando uma pré-candidatura e Doutora Cláudia (PDT) que deve apoiar o ex-vereador Doutor Antonio (PL), que também anunciou a pré-candidatura.

Volta de Elvis

No caso de Santana de Parnaíba, o possível retorno do ex-prefeito Elvis Cezar (PDT) foi a principal pauta da cidade, atualmente governada por Marcos Tonho (PDT). Tonho pode concorrer à reeleição, mas é afilhado político de Elvis, o que indica que pode abrir caminho para a volta do aliado ao comando da gestão.

Em vários eventos da prefeitura, foi Elvis quem discursou com mais ênfase, apesar de ele sempre lembrar das realizações do atual prefeito. A chance de Elvis retornar foi revelada à Folha de Alphaville pelo presidente do PDT parnaibano, o ex-deputado Marmo Cezar.

O grupo político está no poder desde 2013 e tentaria emplacar o quarto mandato consecutivo, o que levaria a 16 anos de poder consecutivo, igualando o período anterior do ex-prefeito Silvinho Peccioli (PSD).

Com esse contexto, a disputa política na cidade tem sido menos acirrada, pelo menos até aqui. Poucos foram os embates no legislativo ao longo do ano, com alguns dias em que houve discussão entre vereadores da base e Silvinho Filho (PSD), filho do ex-prefeito. Em geral, os parlamentares tentam comparar as gestões de Elvis com a de Peccioli. A base de Tonho é mais numerosa na Casa.

Outra questão que ficou em aberto é a situação partidária. Após o ano de 2022 em que os vereadores centraram fogo em criticar o PSDB, ex-partido de Elvis, o ano teve pouca conversa sobre as legendas. Desde que Elvis deixou a sigla tucana para ir ao PDT, não se sabe se os tucanos seguirão no partido ou se também migrarão para a legenda trabalhista assim que abrir a janela partidária em abril. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/