Políticos tentam capitalizar confusão envolvendo Furlan na Câmara de Barueri
Prefeito bate boca com vereadores da oposição
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O clima que já estava acirrado em Barueri, por conta da disputa das eleições deste ano, ficou ainda pior após a ida do prefeito Rubens Furlan (PSB) à Câmara Municipal na terça- -feira (15). No dia, Furlan e vereadores discutiram e a situação tem levado a questionamentos até de um deputado federal sobre a situação na cidade.
Após a discussão, o prefeito e o vice-Beto Piteri (Republicanos) mobilizaram secretários e a base aliada para dizer que o gestor foi hostilizado pelos parlamentares, tentando capitalizar a situação para as eleições deste ano. Do lado dos vereadores, eles classificaram como fake news a articulação governista e afirmam que apenas responderam aos xingamentos de Furlan.
A confusão é mais um dos capítulos da novela política vivida na cidade. Furlan perdeu o apoio de nove vereadores, sendo que oito deles declararam apoio ao ex-prefeito Gil Arantes (União) e um deles lançou pré-candidatura própria ao Executivo. Desde a perda, Furlan vinha acusando esses parlamentares de traição.
Na ida ao legislativo, antes da sessão, Furlan e o vice-prefeito e pré-candidato Beto Piteri foram ao local com a justificativa de discutir a situação da saúde. No entanto, ao encontrar parlamentares que passaram a fazer oposição, o clima esquentou, em especial com o vereador Fabião (MDB), pré-candidato a prefeito, além de Helio Júnior (PL) e Allan Miranda (União).
Fabião ressalta que estava no local apenas apartando para que as coisas não chegassem às vias de fatos. "Acho deplorável e lamentável que as pessoas que foram eleitas para cuidar da nossa cidade cheguem a esse ponto".
"Furlan está passando por um momento delicado na vida pessoal e na vida política, mas nada justifica", postou Allan Miranda, após a sessão.
Allan filmou parte da discussão e ao final, ao sair da sala, Furlan se dirige a ele dizendo a filmagem ocorre 'porque o outro paga', numa referência a Gil Arantes.
Hostis?
Após a sessão, Beto Piteri fez posts em que afirma que os parlamentares hostilizaram Furlan."Lamentável a agressão sofrida pelo prefeito Furlan ontem na Câmara Municipal. Fomos até lá para apresentar nossos resultados e novas medidas na área da saúde e fomos obrigados a nos retirar por conta da hostilidade de alguns vereadores do Gil Arantes".
"O senhor mentiu, não veio tratar de nenhum assunto, veio ofender os vereadores que estão apoiando o pré-candidato a prefeito Gil Arantes", rebateu Helio Júnior, que gravou um video para se defender das postagens de Furlan e Beto.
Esclarecimentos
Em meio à confusão, o deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP) cobrou explicações do presidente da Câmara Municipal, Toninho Furlan (SD) sobre o ocorrido sobre provocações e insultos ao chefe do Executivo municipal. "Trata-se de um episódio inaceitável. As diferenças e o debate político devem se dar no campo das ideias e das propostas, jamais no nível da ofensa ou da agressão. Isso não é bom para a população", afirmou Teruel, que chegou a ser cotado para disputar a Prefeitura de Barueri nas eleições anteriores e que já teve fortes embates com o Furlan pelas redes sociais.