Segunda, 29 Abril 2024

Política

Guerra de pesquisas eleitorais é novo capítulo da pré-campanha em Barueri

Política

Guerra de pesquisas eleitorais é novo capítulo da pré-campanha em Barueri

 Apesar de divulgações nas redes sociais, levantamentos só devem ser registrados a partir de janeiro

Por enquanto, o cenário aponta Beto Piteri e Gil Arantes como os principais pré-candidatos na disputa a prefeito de Barueri em 2024 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Em mais um capítulo do acirramento antecipado da próxima disputa eleitoral em Barueri, a divulgação de supostas pesquisas eleitorais tem sido usada como trunfo para promover os candidatos a prefeito da cidade. No entanto, as pesquisas oficiais só devem começar a valer no ano que vem, quando a Justiça Eleitoral costuma exigir o registro desse tipo de levantamento.

Levantamentos que colocam o vice-prefeito Beto Piteri (PSDB) e o ex-prefeito Gil Arantes (União) na liderança da corrida eleitoral foram divulgados nas redes sociais e têm repercutido ao longo das últimas semanas.

Nesta fase de pré-campanha, não há nada que impeça a contratação de pesquisas ou mesmo a realização de enquetes. No entanto, tradicionalmente, os levantamentos começam a ter a obrigatoriedade de registro na Justiça Eleitoral em janeiro. Foi assim nas últimas eleições, e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda publicará a resolução que aborda esse tema.

Quando uma pesquisa é registrada, as empresas são obrigadas a apresentar uma série de informações, como a metodologia utilizada, o questionário aplicado, os nomes incluídos no levantamento e o número de pessoas entrevistadas. Isso ajuda a evitar o uso de questionários que não tenham base científica.

A atual divulgação tem gerado críticas, inclusive no meio político. "É um absurdo a desinformação que está presente na pré-campanha de nossa cidade", disse o vereador Fabião (PSDB) durante a sessão de terça-feira (31) na Câmara de Barueri. "É uma vergonha. É como assinar um atestado de ignorância."

Fabião, que está de saída do PSDB e planeja migrar para o MDB, afirmou que a nova sigla pretende contratar o instituto Paraná Pesquisas no final do ano para conduzir um levantamento mais confiável sobre a situação da disputa na cidade.

Saída negociada

A saída de Fabião do PSDB foi aceita pelos líderes da sigla na cidade, declarou o vereador. Segundo ele, tanto o presidente do diretório municipal, Joaldo Macedo (Magoo), quanto Rubinho, filho do prefeito Rubens Furlan, não colocaram impedimentos para Fabião, que tem conversas avançadas com o MDB. "Em nenhum momento criaram dificuldades." No entanto, o legislador busca segurança jurídica para efetuar a troca, já que a janela partidária oficialmente só abre em abril do próximo ano. Além disso, Fabião disse que só anunciará o rumo de sua filiação partidária na cidade em fevereiro. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/