Quinta, 21 Novembro 2024

Política

Eleitorado de Alphaville soma 30 mil pessoas

Política

Eleitorado de Alphaville soma 30 mil pessoas

Dados são dos pontos de votação da região 

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Se fosse uma cidade com uma eleição própria, Alphaville teria a decisão tomada por cerca de 30 mil eleitores, divididos em 13 mil do lado de Santana de Parnaíba e outros 17 mil de Barueri. Além disso, trata-se de uma população composta por mais mulheres, por pessoas com mais de 45 anos e com boa parte tendo ensino superior.

Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) compilados pela Folha de Alphaville mostram o perfil do eleitor da região e qual o peso deles nas eleições 2024. Para chegar a esses dados foram levados em conta quatro locais de votação de Alphaville, dois localizados em Barueri e outros dois em Parnaíba.

A base pode ter discrepâncias, pois embora os eleitores sejam designados para votar perto de onde moram, há casos de quem pode votar fora da região, por ter se mudado recentemente. Ou seja, pode haver ainda mais votantes.

Levando em conta os que estão cadastrados atualmente, a região tem pesos distintos nas duas eleições que se avizinham: para prefeito e vereador em Parnaíba e Barueri.

Por um lado, Barueri tem o maior número de eleitores que votam em Alphaville, totalizando 17 mil. No entanto, isso representa 5% do eleitorado barueriense que possui 297 mil pessoas - há bairros mais populosos pelo município.

No caso parnaibano, são 13 mil, mas isso representa 12% dos 107 mil votantes da cidade.

Além disso, os dados do TSE possibilitam verificar outras características de quem é da região e pode participar das eleições.

Eleitor mais velho

Entre os moradores de Alphaville que podem ir às urnas, quase metade tem mais de 45 anos. São 7.560 que possuem idades entre 45 e 59, e outros 7.374 com mais de 60 anos, mostrando um perfil distinto das cidades em si. Por outro lado, o eleitorado mais jovem da região, com idade até 24 anos, corresponde a 9,6%, o que indica que não deve ser o público majoritariamente buscado por candidatos que tentarão angariar votos na região.

Mulheres são mesma quantidade das cidades

A presença do eleitorado feminino em Alphaville, por outro lado, indica uma similaridade com as pessoas aptas a votar pelo restante das cidades. Barueri é a cidade com maior proporção de eleitoras na Grande São Paulo, com 54% das pessoas aptas a votar sendo mulheres.

Alphaville apresenta dado idêntico. São 16.174 mulheres aptas a votar ante 13.796 homens, o que dá exatamente a proporção de 54% a 46%.

Ensino superior corresponde a mais da metade

Quando se leva em conta a escolaridade, os eleitores de Alphaville tem a maioria com ensino superior, que estão cursando uma universidade ou não concluíram o curso. Seis em cada dez eleitores possuem ensino superior completo ou incompleto, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na sequência, com 21%, aparecem os que concluíram o ensino médio e outros 11% com ensino médio incompleto. Eleitores com menor escolaridade das outras etapas de ensino ficaram perto de 1%.

Região tem quatro locais de votação

Para analisar os dados de eleitores de Alphaville, a reportagem buscou as informações dos locais de votação no TSE e filtrou os dados de quatro unidades estudantis que estão na região. A maior delas é a Unip (Universidade Paulista), em Santana de Parnaíba, que concentra 11 mil eleitores. Ainda em Parnaíba, o Colégio Max Santana tem outros 1.3 mil aptos a votar. Do lado de Barueri, a Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) tem 9 mil eleitores cadastrados, perto dos 7 mil do colégio Mackenzie. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/