Sábado, 23 Novembro 2024

Política

Candidatos em Barueri miram saúde em planos de governo

Política

Candidatos em Barueri miram saúde em planos de governo

Foram ao menos 74 propostas nessa área 

Saúde é o tema mais citado, seguido de educação, meio ambiente, esporte e lazer (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O tema mais citado na pré-campanha e explorado pela oposição ao prefeito Rubens Furlan (PSB) também é o mais presente nos compromissos apresentados pelos quatro candidatos à prefeitura da cidade.

Ao todo, Beto Piteri (Republicanos), Fabião (MDB), Gil Arantes (União Brasil) e Sabrina Nabuco (PSOL) trazem 74 promessas para a saúde, seguida pela educação, com 65, e pelo meio ambiente, com 63.

Propostas para esporte e lazer e para pessoas com deficiência fecham o top 5 das áreas em que os concorrentes baruerienses demonstram maior foco — ao menos nos planos apresentados.

Os planos de governo são documentos que todos os candidatos a prefeito são obrigados a apresentar no momento do registro da candidatura. No entanto, não há uma punição que garanta o cumprimento das promessas; trata-se mais de uma carta de intenções que os candidatos apresentam aos eleitores.

O levantamento das metas foi feito pela Folha de Alphaville com base nesses planos apresentados e a quantidade de propostas pode ser maior, pois os candidatos nem sempre listaram as promessas e, por vezes, usaram o texto corrido para tratar desses temas.

O ex-prefeito Gil Arantes listou 21 metas e diz que fará uma nova maternidade municipal e quatro novas UBS (Unidades Básicas de Saúde) no Jardim São Pedro, São Silvestre, Belval e Imperial, além de um PS no Jardim Paulista. Também promete ortopedia 24 horas em postos do Imperial, Paulista e centro, entre outras propostas.

Apoiado pelo atual prefeito Rubens Furlan (PSB), o vice-prefeito Beto Piteri (Republicanos) também traz a maternidade como uma das promessas, e fala em ampliar a farmácia municipal, criar um centro de fisioterapia, reforma e ampliação do pronto socorro do Engenho Novo, entre outras. Ao todo, são 18 metas no segmento no programa de Beto.

Ambos também citaram serviços do Samu e telemedicina, mesmo tom das 21 propostas para a saúde de Fabião, que também cita reduzir a espera no Centro de Diagnóstico. Além disso, promete um programa integrado de atendimento aos dependentes químicos. Fala ainda que haveria convênios com clínicas particulares para reduzir as filas.

"Buscamos transformar a gestão da saúde pública, investindo em infraestrutura, qualificação profissional e tecnologia, para garantir um atendimento humanizado e eficiente", diz a proposta.

No caso de Sabrina Nabuco, a candidata promete reestruturar o programa Saúde da Família para permitir o atendimento aos trabalhadores, um portal da transparência para o agendamento de consultas, farmácia popular e campanhas de saúde pública. "Ampliaremos o atendimento especializado para mulheres, idosos, PCDs e LGBTQIA+, oferecendo suporte psicológico e programas específicos", diz o plano da candidata. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/