Candidatos apostam em memes e artistas na reta final da campanha
Campanhas chegam à reta final e presença nas redes tem sido usada para ataques ou para defender legado
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A reta final das campanhas para prefeito tem sido marcada pela propagação de memes, pelo uso de celebridades para promover os candidatos, além de ataques e tentativas de defender o legado dos gestores em Barueri e Santana de Parnaíba.
Restam apenas 10 dias para a votação do primeiro turno, que definirá os vereadores das cidades e os prefeitos - no caso de Barueri, ainda há a possibilidade de segundo turno, caso nenhum candidato tenha mais de 50% dos votos.
Com esse tempo curto para tentar virar votos, os políticos têm usado e abusado do recurso artístico nas redes sociais.
Esta semana, o ex-prefeito Gil Arantes (União) teve um vídeo produzido por Tirulipa, humorista que é filho do deputado federal Tiririca (PL). Na peça, o artista faz um vídeo contra o receio da chegada do "Bigodão", numa referência ao vice-prefeito Beto Piteri (Republicanos).
Gil usou a peça para explorar a relação de Piteri com a cidade de Jandira, onde ele foi prefeito, uma estratégia que tem sido reiterada ao longo de toda a campanha, tentando associar a ideia de que ele não é da cidade. "Não vamos deixar esse Bigodão fazer aqui em Barueri o que fez lá em Jandira", disse Tirulipa. Em outro vídeo, outros atores também encenam um cenário de medo contra o vice-prefeito.
Piteri, por outro lado, tem criticado a última gestão de Gil à frente da prefeitura. Apoiado pelo prefeito Rubens Furlan (PSB), ele utiliza o tom de reportagens para se referir ao período entre 2013 e 2016. "Precisamos voltar e lembrar o que aconteceu na cidade de Barueri em 2012", discursou o candidato em um vídeo publicado nesta semana. Beto também fez aparições no programa do Ratinho nas últimas semanas.
Já Fabião (MDB) ressuscitou o "óleo de peroba", dizendo que os adversários "têm cara de pau" e que se recusaram a debater a situação do município.
Em Santana de Parnaíba, o ex-prefeito Elvis Cezar (Republicanos) também tem apostado em vídeos descontraídos para tentar manter o voto. Esta semana, a campanha fez uma paródia da série "Todo Mundo Odeia o Cris", com o título "Todo mundo ama o Elvis".
Na peça, jovens falam sobre as obras realizadas pelo ex-gestor quando esteve à frente da prefeitura. Os mesmos também aparecem lendo o plano de governo de forma descontraída. O político também apresentou vídeo de apoio de celebridades como Oscar Schmidt, maior jogador da história do Brasil no basquete, e do apresentador Ratinho, que já era próximo do grupo.
Silvinho Filho (PSD) também tem tido peças descontraídas, como um entregador que diz que o voto é secreto, mas tem o número do candidato no óculos, marca que também tem sido usada em fotos com outros eleitores. Em outro, atores simulam como programar um vídeo em resposta à campanha de Elvis.
Já Leandro Monteiro (PL) teve um vídeo divulgado pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL), ex- ministro durante o governo Jair Bolsonaro (PL).