Campanhas abusam de hits adaptados, promessas e aposta em cabos eleitorais
Políticos de Barueri e Parnaíba têm variado em estratégias para chegar aos eleitores
A 23 dias da votação, candidatos da região têm usado diferentes estratégias para tentar uma vaga na Alesp (Assembleia Legislativa) e na Câmara dos Deputados. Algumas táticas são conhecidas, como enfatizar que são da região e adaptar músicas de sucesso em jingles de campanha. Mas há também a defesa de bandeiras, além do vínculo a um cabo eleitoral conhecido e adotar uma postura didática sobre o papel dos parlamentares.
Os temas foram colhidos pela Folha de Alphaville com base na articulação de nomes das cidades de Barueri e de Santana de Parnaíba. Os dois municípios contam com ao menos 16 candidatos a deputado estadual e federal.
Uma delas é Bruna Furlan (PSDB), que concorre à deputada estadual pela primeira vez, após três mandatos na Câmara. Ela apareceu na propaganda do partido na TV enfatizando a atuação pela saúde no estado. Em peças, ela ressalta a atuação pela chegada do Hospital Regional em Barueri, enquanto a música de campanha foca no futuro. "O futuro já chegou, fé no amanhã, deputada federal é Bruna Furlan."
O legado do atual mandato também é uma das tentativas do deputado estadual Marmo Cezar (PSDB) de conquistar a reeleição, cujo foco tem sido falar das emendas enviadas para as cidades. Além disso, Marmo se vende como alguém que "aqui o trabalho não para", como diz o jingle e, recentemente, fez uma forte associação com a imagem do apresentador Ratinho, do SBT.
Outros nomes que têm colocado atrelado a imagem a um cabo eleitoral são os candidato a estadual Pedro Mori (PSB) e a federal Mari Tavelli (SD), que apontam proximidade com o ex-governador Márcio França (PSB), candidato ao Senado. Além deles, Leandro Canaã (Avante) e Japa (União) focam na relação com o ex-prefeito de Barueri Gil Arantes (União). O ex -mandatário gravou vídeos em que diz que ele e toda a família votarão em Canaã, por exemplo.
Japa também tem usado dos trocadilhos duvidosos como o jingle "Pra ficar legal, é Japa federal" e outro com a adaptação da música "Senta Danada", de Zé Felipe.
E quem não ouviu em algum momento deste ano "Acorda Pedrinho"? Pensando nisso, a campanha do vereador de Santana de Parnaíba Silvinho Filho (PSD) mandou um "Vota no Silvinho, o nosso deputado, 5535, vai trazer resultado", diz o jingle do parnaibano que diz que irá defender emprego, renda e oportunidade.
Silvinho também tem apostado em informações didáticas sobre o papel do deputado federal, estratégia também utilizada por Reinaldo Monteiro (União).
Força da região também é mote
Candidata à deputada estadual, Dejanira Tarzan (PDT) enfatiza em suas postagens que levará "a força da nossa região" à Alesp para "lutar pelos direitos dos trabalhadores".
No caso de Rose Soares, que faz parte de uma candidatura coletiva do PSOL, ela aponta que a campanha do Movimento Pretas busca "uma forma de emancipar a Alesp para os demais municípios, por isso é importante eleger mulheres negras nas suas cidades."
Único vereador de Barueri candidato, Rodrigo Rodrigues (PSC) enfatizou a importância de ter um deputado federal da cidade. "É preciso ter de verdade um representante, alguém que conheça as suas dores e necessidades."