Bolsonaro foi o mais votado em Alphaville e Lula em outros bairros das cidades
Dados da votação por bairro indicam divisão do eleitorado dependendo da renda das famílias
Os bairros do residencial Tamboré e do Parque Imperial são vizinhos em Barueri. No entanto, apesar da proximidade, estão bem distantes em características de renda e na posição política dos moradores.
No 1º turno da eleição presidencial, 64% dos eleitores do Tamboré votaram no presidente Jair Bolsonaro (PL), contra 18% do ex-presidente Lula (PT). Do outro lado, no Parque Imperial, Lula alcançou 58% contra apenas 19% de Bolsonaro.
As duas regiões foram as que mais deram votos para os dois candidatos e são um retrato de como a cidade se dividiu nesta eleição, com situação semelhante em Santana de Parnaíba. O segundo turno será decidido neste domingo (30).
Enquanto os moradores dos bairros com maior poder aquisitivo nas cidades, em torno da região de Alphaville e Tamboré concentraram a vantagem em Bolsonaro, bairros com pessoas de renda média menor deram vantagem a Lula, seguindo um padrão visto em outras regiões da Grande São Paulo.
Além do Parque Imperial, Lula foi mais votado na Vila Ceres, Jardim Itaparica, Jardim Mutinga e Vale do Sol, onde teve mais de 50% dos votos. Foi essa distribuição que fez com que Lula fosse o mais votado em Barueri no primeiro turno, com uma pequena vantagem de 44% a 43% dos votos.
O equilíbrio marcou as duas cidades. Nos bairros, foram 18 com mais votos ao petista e outros 18 com vantagem para o candidato à reeleição. Em Parnaíba, foram 13 bairros com Lula e 7 com Bolsonaro, que obteve vantagem nas regiões mais populosas.
Voto em Alphaville
A região de Alphaville se confirmou como um polo de apoio ao Bolsonaro na cidade - o presidente teve 62% dos votos por ali e 58% em Aldeia da Serra. "Na escola onde votei vi apenas 2 pessoas com camiseta vermelha", comentou uma leitora da Folha de Alphaville, sobre a votação na região.
A parte de Alphaville e Tamboré que fica em Santana de Parnaíba também ultrapassou os 60% dos votos para Bolsonaro.
Na contramão, Lula foi bem votado na Cidade de São Pedro, Recanto Pedreira e Fazendinha, bairros onde Lula venceria no primeiro turno. Os dados foram levantados no site 'Onde Virar Voto', plataforma que indica a votação por bairro de todas as cidades.