Terça, 30 Abril 2024

Política

Barueri ganha 129 filiados a partidos políticos; Santana de Parnaíba perde 18

Política

Barueri ganha 129 filiados a partidos políticos; Santana de Parnaíba perde 18

Busca por siglas mostra aquecimento do cenário em Barueri e momento mais 'morno' na cidade vizinha 

Furlan se filiou ao lado do presidente em exercício, França, Rubinho e Toscano. (Foto: Divulgação)

A um ano e cinco meses das eleições de 2024, as cidades de Barueri e de Santana de Parnaíba vivem cenários distintos com relação à expectativa para a disputa do próximo ano. Ao menos é o que indicam os dados de filiados nos partidos políticos dos dois municípios ao longo do último ano.

Levantamento da Folha de Alphaville mostra que nos últimos 12 meses, Barueri viu um número de 129 novos filiados aderirem a algum partido político da cidade. Em Parnaíba, pelo contrário, houve um saldo negativo de 18 membros.

Os dados levam em conta o mês de abril, quando as legendas enviaram as listas atualizadas de novos militantes para a Justiça Eleitoral.

Este ano, Barueri chegou a 21.498, ante 21.369 no último ano. No caso parnaibano, são 9.826, menos do que os 9.844 que estavam em alguma sigla no ano passado.

A busca por novas legendas neste momento envolve sobretudo a intenção de pessoas em disputar o cargo de vereador. Contudo, ainda há tempo. Para quem for disputar as eleições do próximo ano.

Apesar de a data limite ser o começo de abril de 2024, seis meses antes da votação no primeiro turno, entrar num partido neste momento é essencial para garantir a oportunidade, tendo em vista que as vagas para disputar as eleições são limitadas.

A quantidade calculada leva em conta o saldo de quantos membros há atualmente, e de quantos havia no ano passado, na véspera das eleições de 2018.

Rubens Furlan

Entre as mudanças consideráveis, está a chegada do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, ao PSB, partido que ganhou 11 filiados do último para cá.

Ainda na cidade barueriense, chama a atenção o avanço do PT e do PSOL que tiveram a adesão de 140 novos membros, em meio à vitória do ex-presidente Lula (PT) no ano passado. O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a 1480 membros, 15 a mais do que no último ano.

Por outro lado, 11 partidos perderam membros, entre eles o MDB, legenda que ainda conta com a maior quantidade de filiados com mais de 3 mil adeptos.

No caso de Santana de Parnaíba, o PL ganhou 25 militantes, chegando a 386 filiados. O PDT, do ex-prefeito Elvis Cezar e do atual, Marcos Tonho (PDT), ganhou 11 membros, chegando a 331. Na cidade, o PTB ainda é o partido com mais filiados, 1.319. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/