Apoio de Tarcísio pesa mais do que o de Bolsonaro ou Lula
23% votariam com certeza no candidato apoiado pelo atual governador
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
As campanhas em Santana de Parnaíba não devem tentar usar muito o peso dos nomes que têm disputado a presidência nos últimos anos, mas o governador ainda é um cabo eleitoral importante. É o que indica a pesquisa realizada pela Quanti.Lab Consultoria e Pesquisa.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente Lula (PT) apresentam um índice alto de rejeição no apoio a candidatos a prefeito. Na contramão, Tarcísio de Freitas (Republicanos) vive um cenário mais positivo na cidade.
Em 2022, Bolsonaro foi mais votado que Lula no segundo turno em Parnaíba e, na eleição deste ano, também apresenta um cenário mais favorável do que o petista.
Segundo a pesquisa, 31% disseram que votariam com certeza no nome indicado por Bolsonaro, e 17% poderiam votar. O problema é que 43% afirmam que não votariam "de jeito nenhum" em alguém indicado pelo ex-presidente. O PL, de Bolsonaro, lançou Leandro Monteiro, mas até aqui o ex-gestor não fez ações na cidade. Leandro recebeu 1% das menções de voto no levantamento.
No caso de Lula, a situação é pior em Parnaíba. 53% disseram rejeitar um nome apoiado pelo petista, enquanto 22% votariam com certeza e 18% poderiam votar em um indicado pelo presidente. O PT parnaibano decidiu lançar o ex-prefeito Professor Aristides, que tem 1% das intenções de voto.
Tarcísio tem uma rejeição menor que ambos: 29% rejeitam a ideia de apoiar alguém indicado pelo governador. Porém, 23% votariam com certeza e outros 30% poderiam votar no apoiado pelo político. O governador apoia Elvis Cezar (Republicanos) e esteve no ato de filiação do ex-prefeito, que é o líder das pesquisas com 70% das intenções de voto.