Eclipse parcial da Lua acontece nesta terça (17) e poderá ser visto em todo o país
De acordo com o Observatório Nacional (ON), o eclipse começará por volta das 21h41,
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Nesta terça-feira (17) um eclipse parcial da Lua será visível em todo o Brasil, oferecendo um espetáculo celestial aos observadores de todo o país. O fenômeno também poderá ser acompanhado em outras partes do mundo, como América do Norte (exceto no Alasca), Europa, grande parte da África, Ásia Ocidental e partes da Antártida.
O eclipse lunar ocorre quando a Terra, posicionada entre o Sol e a Lua, projeta sua sombra sobre o satélite natural. Esse tipo de fenômeno se divide em dois componentes principais: a umbra e a penumbra. A umbra é a parte mais escura da sombra, onde a luz do Sol é completamente bloqueada, enquanto a penumbra é uma sombra mais clara, que ainda recebe parte da luz solar.
No caso de um eclipse parcial, como o que ocorrerá nesta terça, a Lua será parcialmente coberta pela umbra, criando um espetáculo único para os observadores. Diferente de um eclipse total, em que a Lua fica completamente imersa na umbra, neste evento a Lua apenas escurecerá parcialmente, sem desaparecer por completo.
De acordo com o Observatório Nacional (ON), o eclipse começará por volta das 21h41, quando a Lua entrará na fase penumbral — momento em que a sombra mais clara começa a ser projetada, mas que não é visível a olho nu. O ponto alto do fenômeno, no entanto, ocorrerá perto das 23h44 (horário de Brasília), quando o eclipse estará em sua fase parcial. O evento completo deverá durar cerca de uma hora.