Paola Carosella, jurada do MasterChef, estreia agora vídeos especiais em que refugiados ensinam receitas típicas de seus países.
Disponível no YouTube, Facebook e Twitter, o conteúdo celebra o Dia Mundial do Refugiado, comemorado no dia 20 de junho.
O projeto é parceria entre a Tasty Demais e a ACNUR – Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para refugiados. O Brasil é o segundo país no mundo a ser contemplado pela iniciativa.
Paola acompanha o preparo dos pratos e apresenta o programa. Na estreia, a argentina radicada no Brasil cozinha ao lado da síria Salsabil Matouk, que ensina a fazer mini quibe recheado. Para deixar o momento ainda mais especial, ela conta como mudou com o marido para o Brasil em 2014 e os efeitos da guerra na Síria em sua vida.
O espírito dos programas é aliar cultura, gastronômica e de vida.
De acordo com dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) no relatório 'Refúgio em Números', o Brasil reconheceu até 2017 10.145 refugiados. Cerca de 5.134 continuam com registro ativo no país. 52% deles moram em São Paulo, 17% no Rio de Janeiro e 8% no Paraná.