A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios para o mundo da educação. Escolas tiveram que se adaptar e, com o fechamento das unidades, utilizar do ensino remoto como ferramenta para manter o aprendizado dos alunos. Foi o caso do Colégio Anglo Leonardo da Vinci Alphaville.
A instituição, que já contava com a chamada plataforma Plurall para apoio pedagógico, passou a oferecer o formato de educação à distância, primeiro com aulas assíncronas e, em seguida, ao vivo.
"Nossos professores tiveram todo o apoio para conseguir oferecer as aulas remotamente e nossos alunos tiveram o suporte de nossas equipes de orientação pedagógica e de estudos para que conseguissem se adaptar a essa nova realidade acadêmica", explicou Flávia Prata da Vinha, gerente de marketing da instituição.
Para manter a qualidade do ensino, um dos fatores que fizeram a diferença foi a metodologia "Aprender a Estudar". "Nossa metodologia exclusiva coloca o aluno como protagonista do seu aprendizado e isso nos ajudou muito a manter a qualidade de ensino. Além disso, pensar em atividades e formas alternativas de oferecer o conteúdo foi uma premissa de nossos professores para que as aulas remotas pudessem ser prazerosas", apontou.
Aulas presenciais
O Colégio Anglo Leonardo da Vinci retomou as aulas presenciais com todos os protocolos e diretrizes para garantir a proteção de todos e conta com a adesão quase que total da comunidade.
Segundo a instituição, com a pandemia, houve uma aceleração do aprendizado em lidar com as ferramentas tecnológicas, mas que é na escola onde há a melhor possibilidade da aprendizagem dos saberes acumulados pela humanidade.
"Na pandemia, a escola presencial mostrou-se fundamental. Sempre ouvimos, em tempos pré-pandêmicos, que a tecnologia não substituiria as relações humanas, sobretudo se considerarmos aquelas relações travadas no meio escolar. Esse talvez tenha sido o maior aprendizado das escolas fechadas: ter tido uma prova de que nada é melhor do que o ensino onde diariamente crianças e adolescentes possam travar diálogo franco, próximo, aberto, com seus professores rumo ao conhecimento", finalizou.
Leia Também
USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking britânico
Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento
Educação de SP se une à Harvard para criar estratégias para melhoria do aprendizado de língua portug
Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC
Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo (9)
Enem 2025 tem início neste domingo (9); redação e 90 questões abrem a maratona de provas
Saúde mental e acolhimento ganham cada vez mais espaço nas escolas de Alphaville
Qualifica SP oferece 1 milhão de vagas gratuitas em cursos de Inteligência Artificial