São Paulo | 28ºC
Seg, 15 de Dezembro
Busca
Educação

Alemanha oferece bolsas de estudo para brasileiros

Estudantes podem realizar pesquisas em áreas como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura

05 ago 2020 - 09h47   atualizado em 02/12/2025 às 09h41
Alemanha oferece bolsas de estudo para brasileiros A Fundação Humboldt fica na cidade de Bonn, na Alemanha. (Foto: Divulgação)

A Fundação Alexander von Humboldt deu início ao seu processo seletivo de bolsas de estudo para jovens brasileiros que queiram estudar na Alemanha.

Chamada de Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil, o projeto oferece ajuda mensal para pesquisadores, com valores em torno de 2.170 € e 2.770 €, dependendo das qualificações. Além do valor mensal, a bolsa cobre cursos adicionais de alemão e despesas com a viagem.

Os estudantes podem realizar pesquisas durante um ano em áreas como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura. O projeto deve ser sobre questões mundiais e em parceria com uma instituição-anfitriã da Alemanha.

O programa tem apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, além de ser patrocinado pela própria Chanceler alemã, Angela Merkel. Os estudantes terão a chance de apresentar pessoalmente o resultado de sua pesquisa para Merkel.

Requisitos

Para participar, é necessário apresentar uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública.

Os estudantes precisam ter formação superior completa, com fluência em inglês ou em alemão.

É possível se candidatar no site da Fundação Alexander von Humboldt. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de setembro. 

Leia Também
USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking britânico
THE Latin America University Ranking USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking britânico
Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Educação Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento
Educação Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento
Educação de SP se une à Harvard para criar estratégias para melhoria do aprendizado de língua portug
Educação Educação de SP se une à Harvard para criar estratégias para melhoria do aprendizado de língua portug
Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC
Educação Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC
Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo (9)
Educação Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo (9)
Enem 2025 tem início neste domingo (9); redação e 90 questões abrem a maratona de provas
Educação Enem 2025 tem início neste domingo (9); redação e 90 questões abrem a maratona de provas
Saúde mental e acolhimento ganham cada vez mais espaço nas escolas de Alphaville
Cuidado Saúde mental e acolhimento ganham cada vez mais espaço nas escolas de Alphaville
Qualifica SP oferece 1 milhão de vagas gratuitas em cursos de Inteligência Artificial
Educação Qualifica SP oferece 1 milhão de vagas gratuitas em cursos de Inteligência Artificial
Alunos do Mackenzie Alphaville participam de competição internacional com foco em investimentos e me
Educação Alunos do Mackenzie Alphaville participam de competição internacional com foco em investimentos e me
Mais Lidas
Fábrica de Programadores de Santana de Parnaíba já impulsiona contratações
Oportunidades Fábrica de Programadores de Santana de Parnaíba já impulsiona contratações
Barueri conquista 2º lugar no Programa Município VerdeAzul com melhor nota da história
Meio Ambiente Barueri conquista 2º lugar no Programa Município VerdeAzul com melhor nota da história
Frente fria avança e mantém chuva forte e risco elevado de transtornos no Estado de SP até terça (16)
Previsão Frente fria avança e mantém chuva forte e risco elevado de transtornos no Estado de SP até terça (16)
Cinco dias após ciclone, 30 mil clientes estão sem energia
Região Metropolitana de SP Cinco dias após ciclone, 30 mil clientes estão sem energia