Vendas de imóveis crescem mais de 6% no 1º trimestre
Segundo ABRAINC, os lançamentos também registraram aumento
Um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), revelou que o número de novos imóveis comercializados no Brasil aumentou 6,2% no primeiro trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021.
Segundo dados da pesquisa, de janeiro a março deste ano, 36.982 unidades foram vendidas ao todo. Em relação aos lançamentos, o crescimento foi de 2,2% nos primeiros três meses do ano, totalizando 26.973. No ano passado foram 26.380.
Já nos últimos 12 meses, encerrados em março de 2022, o número de unidades lançadas chegou a um total de 154.315 novos imóveis, subindo 20,1%, ante o mesmo período do ano passado.
Visão
Na opinião do presidente da ABRAINC, Luiz França, o mercado imobiliário segue como um dos protagonistas no processo de recuperação da economia brasileira.
"O brasileiro vê a compra do imóvel como uma forma de proteger parte do patrimônio da alta inflacionária, assim como obter ganhos reais no longo prazo. Os empreendimentos atraem cada vez mais compradores e investidores, que veem maior interesse neles em relação às aplicações financeiras tradicionais ", disse o executivo.