Taxa Selic estável pode ser bom momento para negociar imóveis, diz especialista
Com cenário, proprietários precisam se adequar ao poder de compra dos interessados
Com a estabilidade da taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia, em 13,75%, especialistas destacam que este pode ser um bom momento para negociar e adquirir imóveis. Segundo Nathan Varda, head da proptech Propdo no Brasil, antes do aumento do índice, faltavam opções mais acessíveis, pois os vendedores estavam aproveitando a alta demanda e a saída de alguns players do mercado para cobrar mais caro.
"A situação se inverteu. Com a necessidade de vender seus imóveis, os donos devem se adequar ao poder de compra dos interessados e 'abrir mão' de preços muito altos (...) é um momento oportuno para negociar a compra de propriedades que já estavam no mercado entre 2020 e 2021, mas ainda não foram vendidas, pois os preços tendem a cair", destacou.
Boas oportunidades
Ainda de acordo com o especialista, este deve ser um ano de mais oportunidades no mercado, porém, para fazer um bom negócio, o comprador deve utilizar algumas estratégias. Uma delas é comprar imóveis de segunda mão.
"Normalmente, as pessoas que compraram novas casas e apartamentos precisam vender os antigos o mais rapidamente possível, gerando oportunidades para pessoas que querem adquirir propriedades antigas por valores mais baixos", apontou.