Queda na taxa Selic traz impacto positivo nos financiamentos, diz especialista
Copom reduziu o índice em 0,50 ponto percentual
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Recentemente, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), reduziu a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, passando de 13,75% para 13,25% ao ano. Isso não acontecia desde agosto de 2020.
Apesar da mudança parecer pequena, especialistas destacam que existe um impacto considerável no mercado imobiliário com melhores taxas para financiamento."Com taxas de juros menores, a aquisição de imóveis torna-se mais atrativa, principalmente quando se tratar de um valor alto a ser financiado. Sendo assim, apesar de parecer pequena a redução, a economia ao longo do contrato é significativa e permite que o consumidor consiga investir, inclusive, em um imóvel de maior valor dentro do seu perfil", explicou Claudia Frazão, leiloeira na Frazão leilões.
Mesmo com uma redução pequena na taxa Selic, o impacto positivo acontece, pois o financiamento imobiliário, em que o empréstimo geralmente é garantido pelo próprio imóvel, é o que tem o menor spread, que é a diferença de juros entre o quanto banco paga ao investidor e o quanto é cobrado no empréstimo.
Com isso, as taxas de financiamento imobiliário geralmente são mais sensíveis às mudanças na taxa básica de juros.