Quinta, 26 Dezembro 2024

Imóveis

Prazo para atualizar valor de imóveis no Imposto de Renda acaba no dia 16

Imóveis

Prazo para atualizar valor de imóveis no Imposto de Renda acaba no dia 16

Com a medida, a alíquota da tributação sobre o ganho de capital pode cair de 15% para 4% 

Segundo especialista, a regularização, em princípio, só se torna vantajosa para quem pretende manter o imóvel por, no mínimo, 15 anos (Foto: Juca Varella/Agência Brasil)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Acaba na próxima segunda-feira (16) o prazo para regularizar o valor de imóveis pelo preço de mercado, com redução de alíquota de Imposto de Renda sobre ganho de capital. A Lei 14.973/24, que foi aprovada no dia 16 de setembro, passou a permitir que pessoas físicas e jurídicas atualizem o valor de seus bens imóveis para o valor de mercado nas declarações de Imposto de Renda.

A nova lei aprovada recentemente permite a redução da carga de impostos sobre o ganho de capital na venda de imóveis, conhecido como "lucro imobiliário", em que a alíquota da tributação sobre o ganho de capital pode cair de 15% para 4%. Já para pessoas jurídicas, as empresas poderão ajustar o valor dos imóveis constantes no ativo permanente de seus balanços patrimoniais para o valor de mercado. A diferença será tributada pelo Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) à alíquota de 6% e pela Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) à alíquota de 4%, resultando em uma tributação total de 10%.

Especialistas 

Segundo o advogado Eduardo Natal, sócio do escritório Natal & Manssur Advogados e presidente do Comitê de Transação Tributária da Associação Brasileira da Advocacia Tributária (ABAT), a proposta, apesar de parecer atrativa inicialmente, tem limitações significativas. 

"A regularização, em princípio, só se torna vantajosa para quem pretende manter o imóvel por, no mínimo, 15 anos. Mesmo assim, ao final desse período, é provável que o valor atualizado hoje já esteja defasado, o que resultaria em nova tributação", explicou. 

O especialista informou ainda que a iniciativa veio atrelada ao RERCT 2024 (Regime Especial de Regularização Geral de Bens Cambial e Tributária), cuja principal intenção seria atingir patrimônios não declarados de agentes públicos, políticos e seus parentes, excluídos de edições anteriores do programa.  

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/