Nova linha de crédito com taxa fixa da CEF entra em vigor nesta sexta (21)
Financiamento terá juros a partir de 8% e vão até 9,75% ao ano
Nesta sexta-feira (21), a Caixa Econômica Federal (CEF) disponibilizará no mercado uma nova linha de crédito imobiliário com taxa fixa. A modalidade é válida para imóveis residenciais novos e usados, em que é possível financiar até 80% da unidade. Os juros serão a partir de 8% e vão até 9,75% ao ano.
O grande diferencial desta modalidade é que ela não terá correção como outras linhas de crédito. Outra vantagem, de acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, é a transferência do risco do cliente para o banco, previsibilidade das prestações e a possibilidade de securitização, ou seja, de venda de carteira."Não estamos mais limitados somente às linhas de crédito imobiliário atualizadas pela Taxa Referencial (TR). Em 2019 inovamos com a linha de crédito atualizada pelo IPCA e agora, com o lançamento do crédito com taxa fixa, estamos revolucionando o mercado imobiliário no país. É uma nova alternativa para o cliente que busca financiar seu imóvel sabendo quanto vai pagar da primeira à última prestação", afirmou Guimarães.
Ainda segundo a instituição, o cliente poderá escolher entre os sistemas de amortização SAC, para contratos de até 360 meses, e PRICE, para financiamentos de até 240 meses.
Mais modalidades
A Caixa disponibiliza ainda outras modalidades de financiamento: uma com correção pela Taxa Referencial (TR) e outra pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Em 2019, a instituição realizou quatro reduções de taxas de juros, sendo a taxa mínima para de TR de 6,50% a.a. Já crédito imobiliário pelo IPCA, os juros são a partir de 2,95% a.a.
Além disso, no ano passado, a Caixa emprestou R$ 90 bilhões no crédito. Foram 473,8 mil unidades habitacionais. Hoje, a empresa é detentora de 70% do mercado imobiliário.
No site da CEF, é possível fazer simulações para entender a melhor forma de financiamento (www.caixa.gov.br).