Moeda digital poderá otimizar transações imobiliárias
Drex pode diminuir trâmites nas operações
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O Drex, moeda digital brasileira lançada pelo Banco Central (Bacen), tem potencial de trazer agilidade a maneira como hoje são feitos pagamentos, empréstimos, investimentos, compra e venda de carros e imóveis e também criar novas oportunidades de negócios. A avaliação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Para a entidade, os empreendedores terão novas possibilidades com a chegada da inovação, que promete simplificar transações por meio da tokenização, reduzindo barreiras burocráticas.
Com a introdução da moeda digital, as pessoas terão a capacidade de conduzir transações financeiras envolvendo bens físicos, como carros e imóveis, utilizando apenas carteiras digitais e a tecnologia blockchain, que possibilitará as movimentações dos ativos digitais, operando de maneira semelhante aos cartórios. Por esse motivo, tem havido muitos debates sobre o possível desuso dos cartórios, que poderiam se tornar obsoletos com a adoção do real digital.
De acordo com Denis W. Silva, CEO da ImobCoin, plataforma que negocia tokens para investimento em imóveis, "os cartórios vão precisar se adequar ao novo ambiente de transações"."O blockchain traz mais agilidade e segurança à transação, mas nos cartórios será possível verificar pendências, analisar titularidades da matrícula etc.", explicou Silva, em entrevista ao Estadão.