Sexta, 22 Novembro 2024

Imóveis

Falta de pagamento é um dos principais motivos para perda de imóveis

Imóveis

Falta de pagamento é um dos principais motivos para perda de imóveis

Especialista dá dicas para evitar situação 

É possível negociar diretamente com a instituição financeira responsável pelo financiamento ou empréstimo (Foto: Freepik)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Faltar com o pagamento das parcelas é a principal razão que leva as pessoas a perderem seus imóveis. De acordo com Daniel Gava, CEO da Rooftop, proptech de soluções imobiliárias para proprietários com necessidades financeiras, entre os motivos mais comuns que podem ocasionar na retomada do imóvel é o débito de alienação fiduciária, que é deixar o imóvel em nome do banco enquanto o cliente paga um financiamento.

"Enquanto esse processo está correndo e ainda existem parcelas em aberto, o cliente corre o risco de perder seu imóvel. Nestes casos, normalmente após 3 parcelas atrasadas, o imóvel pode ser consolidado em nome do banco credor e ir a leilão", explicou.

Outro motivo é a execução de dívidas. "Que é quando o credor pede a penhora e o leilão de um bem do devedor para quitar uma dívida em aberto", disse Gava. Dívida de condomínio e/ ou IPTU também pode ser o causador dessa perda.

Como evitar

Segundo Daniel, para evitar que a situação se agrave, é possível negociar diretamente com a instituição financeira responsável pelo financiamento ou empréstimo do imóvel e explicar a situação.

"Também é possível tomar um novo empréstimo ou, em casos mais extremos, optar pela venda do imóvel, uma vez que hoje existem diversas soluções no mercado", apontou o especialista.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/