Em um ano, imóveis têm uma valorização de 12%
Segundo especialista, economia e até home office propiciaram cenário
Com a elevação do preço dos imóveis, o patrimônio de muitos brasileiros tem se valorizado nos últimos tempos. Um estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostrou que quem investiu em imóveis no Brasil entre 2010 e 2019 teve rendimento anual médio de 15,3% ao ano, tanto relacionado ao ganho com valorização quanto receita de aluguel. Esse retorno é 56% superior ao CDI médio do período.
Outro dado relevante sobre a valorização de imóveis é que, segundo o indicador IGMI-R (Índice Geral de Preços do Mercado Imobiliário Residencial) da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), nos últimos 12 meses, houve um crescimento de 12,5% nos preços.
"Em São Paulo, esse aumento foi ainda maior, batendo em 19,3%. Ao aplicar esse ganho sobre o valor patrimonial dos imóveis chegamos a uma valorização estimada de R$ 1,5 trilhões", explicou Luiz França, presidente da Abrainc.
Valorização
França destacou que alguns fatores propiciaram essa valorização, como combinação econômica composta por juros mais baixos e até o home office. "O imóvel surge como um investimento seguro e que consegue proteger o capital do investidor dessa forte oscilação. Temos mudanças de comportamento que ganharam outras dimensões com a pandemia".