Em meio a crise, investir em imóvel é uma boa oportunidade
Avaliação é da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). A queda dos juros é um dos fatores
Em meio à crise vivida pelo Brasil e o mundo, por conta da pandemia do coronavírus, especialistas afirmam que comprar imóvel no momento é um investimento vantajoso. A conta analisa quanto renderia o montante que será usado na compra e compara com o valor de locação de um empreendimento correspondente. Por muito tempo, a balança pendeu para o aluguel. Mas, agora, com a queda dos juros, a situação se inverteu. "Antigamente, o retorno da renda fixa era superior à taxa de aluguel, de cerca de 0,5% do valor do imóvel" afirma Miguel Oliveira, diretor executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). "Hoje, o rendimento líquido da renda fixa está abaixo de 0,30% ao mês. Alugar não compensa", avaliou.
Outra razão que favorece a compra é que, com a crise econômica, muitas famílias e empresas estão colocando imóveis à venda, o que provoca a queda dos preços. Isso traz boas oportunidades para quem aguarda o momento de comprar a casa própria, sobretudo se puder pagar à vista e tiver disposição para negociar. Se for preciso financiar, porém, o consumidor terá dificuldades na aprovação de crédito.
Investimento
Os preços mais baixos também podem trazer bons negócios ao investidor que tem um caixa disponível e pode fazer a compra sem comprometer a liquidez da carteira. Para quem não tem tanto dinheiro guardado, porém, o imóvel é um investimento temerário. Com a crise, o comprador corre o risco de não encontrar um locatário, ou até ter um inquilino inadimplente, de acordo com especialistas.
Qualquer que seja a finalidade do imóvel, a decisão de compra só deve ser considerada se não for comprometer as reservas financeiras. Como o alcance da pandemia do coronavírus é incerto mesmo quem se sente seguro no próprio emprego pode ter uma surpresa ruim, caso a crise se agrave.