Donos e locatários devem se atentar a declaração do Imposto de Renda
Segundo empresa, são comuns questionamentos sobre a forma correta do preenchimento do documento
O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2023 segue até o dia 31 de maio. Com isso, muitos donos de imóveis e inquilinos têm dúvidas sobre assuntos relacionados as suas unidades alugadas.
Segundo a empresa de administração imobiliária Lello Imóveis, são comuns questionamentos sobre a forma correta do preenchimento da declaração do Imposto de Renda.
"Proprietários de imóveis alugados devem informar, na declaração do IR, o valor do aluguel recebido, mas excluindo a taxa de administração, caso o contrato seja administrado por uma imobiliária, a qual não pode ser declarada, em hipótese alguma, como fonte pagadora dos aluguéis", explicou a companhia.
Mais dicas
A empresa ressaltou ainda que, em relação aos inquilinos que pagaram aluguéis ao longo de 2022, apenas o valor da locação deve ser informado na declaração do IR.
"Ainda que estejam incluídas no contrato de locação, as despesas relativas a encargos, como condomínio, IPTU e seguro contra incêndio, não devem constar na declaração. Além disso, os inquilinos, ao informar o total dos aluguéis pagos, devem utilizar a ficha 'Pagamentos Efetuados'", apontou.
Outra dica é procurar um contador de confiança para obter todas as instruções técnicas.