Construção civil deve se destacar este ano, diz especialista
Baixa nas taxas de juros é fator determinante para o cenário
Se nos últimos anos o mercado imobiliário esteve em queda, esta realidade deve mudar em 2020. É o que preveem os especialistas do setor. São vários os fatores que ajudarão nesta mudança de cenário para a área neste ano, entre eles, os baixos juros e novas condições de financiamento imobiliário.
"O principal fator é a queda das taxas de juros, não apenas a Selic, mas, principalmente, as mais longas. Com esse quadro, as taxas de mercado para financiamento imobiliário estão em seu menor nível da década, de acordo com informações do Banco Central", explicou José Pena, economista-chefe da Porto Seguro Investimentos, à Folha de Alphaville.
Segundo o especialista, outro fator, e que agrega muito, são os prazos para pagamento. "Se somarmos esta questão das taxas de juros aos prazos gradualmente maiores, o valor das prestações mensais se reduz, aumentando o número de indivíduos e/ou famílias habilitadas a contratar um financiamento", destacou. Para os investidores, o cenário também é positivo, de acordo com Pena. "Do lado dos investidores, a perspectiva de retornos menores em aplicações de renda fixa leva a uma maior demanda por outras modalidades de investimento, entre elas, imóveis ou fundos imobiliários."
Dicas
Antes de investir na compra de um imóvel, José Pena alerta sobre a importância de fazer uma criteriosa seleção. "Uma classe de ativos, por exemplo, imóveis, pode mostrar bom desempenho de forma geral, mas um ou outro imóvel em particular pode ter desempenho aquém da média ou mesmo infringir perdas", afirmou. "Além disso, imóveis têm liquidez menor que outros ativos. Um apartamento, por exemplo, tem custo de carregamento elevado, como tributos, condomínio e manutenção. Logo, todas essas questões devem ser consideradas antes de se decidir por um imóvel como opção de investimento", concluiu.