Condomínios devem ter cuidado com festas de fim de ano
Administradoras devem conscientizar condôminos para evitar aglomerações
Com o aumento dos casos da Covid-19 e a proximidade das festas de fim de ano, que geralmente reúnem uma grande quantidade de pessoas, o risco de crescimento do contágio dentro de condomínios é alto.
De acordo com João Xavier, síndico profissional e gestor condominial na Atma Consultoria Imobiliária, é necessário que os administradores façam um trabalho de conscientização entre os moradores visto que os condomínios não podem limitar a quantidade de pessoas nos apartamentos e nem aplicar advertências ou multas por aglomerações dentro das unidades.
"Esse será um novo desafio entre síndicos e administradores. Conscientizar, enviar comunicados, mostrar os números divulgados e os principais pontos de contágio é essencial nesse fim de ano. Mas vale lembrar, a administração não pode multar por aglomeração dentro das unidades, mas pode nas áreas comuns do condomínio", afirmou Xavier.
Prevenção
Segundo o especialista, algumas atitudes podem fazer a diferença para evitar aglomeração. Uma delas é pedir para que os moradores enviem antecipadamente a relação de convidados para a portaria.
"Ao usar o elevador, sempre opte por manter-se no mesmo grupo de pessoas do seu convívio, como família ou amigos do dia a dia. Caso outras pessoas estejam dentro do elevador, espere a próxima viagem e, se possível, use as escadas e não toque no corrimão", apontou.