Quinta, 21 Novembro 2024

Imóveis

CEF lança linha de crédito com prestações corrigidas pela inflação

Imóveis

CEF lança linha de crédito com prestações corrigidas pela inflação

Contratos terão prazo máximo de 360 meses e financiamento será de até 80% do valor do imóvel 

As simulações já podem ser feitas no site do banco (Foto: Andriy Popov/123rf.com)

Nesta terça-feira (20), a Caixa Econômica Federal (CEF) lançou uma linha de crédito imobiliário atualizada pela inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

A contratação deste tipo de crédito foi regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e valerá para financiamentos de imóveis residenciais no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

De acordo com a instituição, a taxa mínima para imóveis será de IPCA + 2,95% ao ano (a.a.) e taxa máxima será de IPCA + 4,95% a.a. As taxas valem para novos contratos e já estarão vigentes a partir da próxima segunda-feira (26). Para fins de comparação, atualmente, a taxa mínima é composta pela Taxa Referencial + 8,5% ao ano; e a máxima, por TR + 9,75%. 

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a alternativa de financiamento imobiliário com atualização pelo IPCA representa uma revolução no mercado. "É uma redução do custo do crédito, algo que a gente acredita que vai ter impacto no crescimento econômico dos próximos anos. Vai ter mais emprego, mais crédito e vai movimentar a economia", afirma. 

A decisão quanto à aplicação da correção ficará nas mãos do cliente. "A Caixa oferecerá o crédito imobiliário corrigido tanto pelo IPCA como pela TR. Outra vantagem desta operação é que vamos poder vender parte desse crédito de uma maneira mais fácil. Vamos securitizar parte do que a Caixa 'originar'. Isso vai ser muito importante para o mercado de capitais", diz.

As simulações já podem ser realizadas no site da Caixa, onde o cliente pode comparar os juros e condições para o financiamento. As novas taxas variam de acordo com o nível de relacionamento do cliente com o banco.

Normas
Os contratos de financiamento imobiliário com atualização pelo IPCA terão prazo máximo de 360 meses, ou seja, 30 anos, e o financiamento será de até 80% do valor do imóvel. Além disso, a parcela vai ser recalculada mensalmente, de acordo com a inflação divulgada pelo IBGE, e o consumidor que optar pela modalidade de correção pelo IPCA não poderá alterar o contrato para ter a correção pela Taxa Referencial.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/