Sommelière indica 3 harmonizações de vinho para aproveitar no outono
Especialista indica rótulos intensos da Itália, França e Espanha
A chegada do outono, com temperaturas mais baixas, traz o clima perfeito para incluir harmonizações de vinho na rotina.
A sommelière Cecília Aldaz indica três uvas diferentes, que produzem rótulos perfeitos para este período: Nebbiolo, Syrah e Tinta de Toro, que vêm da Itália, França e Espanha, respectivamente.
De acordo com a especialista, esses vinhos são mais intensos e com um alto teor alcoólico, presentes em regiões de muito calor e de grande luminosidade, mas cada um com a sua particularidade.
Confira características de cada um:
NEBBIOLO
Direto da região da Itália, a uva Nebbiolo produz um vinho de cor mais clara em relação aos demais. Porém, a sua intensidade é bem marcante, através de notas um pouco mais florais e aroma terroso. Em um almoço ou jantar especial, ele combina com cogumelos e carnes, tendo um ótimo custo-benefício e uma qualidade impecável.
SYRAH
A uva Syrah é de origem francesa. Apimentada, forte e com muita personalidade, seu vinho possui um aroma de carne, perfeito para acompanhar pratos que levam esse ingrediente.
"Às vezes, o vinho dessa uva pode não ter um aroma tão agradável no começo, então é indicado que deixe ele descansar por um tempo depois de aberto, ou até colocá-lo em um decanter ou tomá-lo em uma taça um pouco maior, para deixar respirando", orienta a profissional.
Cecília ainda sugere, em alguns casos, acrescentar um pouco de vinho branco, da uva Viognier, para estabilizar e marcar mais a cor.
SANGRE DE TORO (TINTA DE TORO)
Vinda de uma região da Espanha que se chama Toro, a uva Tinta de Toro é potente como o próprio nome revela. Essa região faz muito calor, podendo tirar vinhos com até 15% de álcool. Sendo assim, são bem intensos e perfumados, com aromas de muitas frutas.
A sommelière participou da websérie Momentos, feita em parceria com o Oba Hortifruti, onde ela explica mais sobre cada uva. Confira o vídeo neste link.