Chef francês ensina os segredos para fazer uma baguete em casa
Jean Jacob ensina jovens aprendizes e padeiros as técnicas de panificação francesa
Com as medidas de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, muitos brasileiros estão aproveitando o período em casa para descobrir novos hobbies.
Cursos de gastronomia, por exemplo, que já estavam em alta antes do avanço do novo coronavírus, seguem no topo das buscas no país.
O chef Jean Jacob, que atualmente ensina jovens aprendizes e padeiros brasileiros as técnicas de panificação francesa, divulgou algumas dicas para quem está em busca da baguete perfeita. Confira:
Baguette de tradition
INGREDIENTES
1kg de farinha de tradition T65
20g de sal
100g levain líquido (fermento natural)
650g dágua
150g segunda água
3g de fermento fresco
MODO DE PREPARO
Batimento: misturar a água e farinha por 3 minutos até a massa ficar homogênea e deixar descansar 3 horas na geladeira; Recolocar a primeira mistura na masseira e acrescentar o sal, fermento fresco, levain líquido e bater por 5 a 10 minutos até a massa ficar lisa; Acrescentar a segunda água até ela incorporar totalmente.
Fermentação: retirar a massa em uma caixa com um pouco de gordura para não grudar e deixar descansar por 30 minutos; Dobrar a massa e formar uma bola; Deixar na geladeira (3 graus) por mínimo 12 até 48 horas (a massa precisa dobrar de volume).
Modelagem/Cozimento: Porcionar a massa a 350 gramas, pré-modelar em formato oval e deixar descansar por 30 minutos; Modelar em formato de baguete (50 cm) e deixar descansar por 30 minutos; Assar no forno de lastro diretamente na pedra a 250 graus por 20 minutos; Deixar esfriar em um lugar ventilado.