Quinta, 21 Novembro 2024

Gastronomia

Arquitetas trazem restaurante com projeto biofílico e inovador para Alphaville

Gastronomia

Arquitetas trazem restaurante com projeto biofílico e inovador para Alphaville

Realizado pelas profissionais do Studio M&A Arquitetura, o projeto foi pensado com um conceito mais natural 

Realizado pelas profissionais do Studio M&A Arquitetura, o projeto foi pensado com um conceito mais natural. (Foto: Divulgação)

Não é novidade que espaços com natureza proporcionam sensações relaxantes e, cada dia que passa, as pessoas buscam cada vez mais isso nos lugares em que moram e/ou visitam. Pesquisas científicas mostram que estar perto da natureza pode influenciar no nível de felicidade, estresse e saúde como um todo. Pensando nisso, as arquitetas do Studio M&A Arquitetura criaram um projeto biofílico para um restaurante localizado na região de Alphaville - a Frutaria (Alameda Grajaú, 321).

De acordo com a arquiteta Renata Assarito, sócia-fundadora do Studio M&A Arquitetura, o conceito do projeto foi criado para ser um lugar inovador na região, trazendo espaços familiares, pet friendly e bem integrados com a natureza. "Sentíamos que nossa região era carente de um espaço gostoso assim para passear aos finais de semana e queríamos um lugar que todos pudessem se sentir mais acolhidos e relaxados", explica.

Além disso, o projeto conta com uma horta próximo a um playground, onde as crianças podem ver e conhecer mais detalhes sobre alimentos naturais, e o chefe aproveita para colher alimentos ali mesmo para suas receitas. "Buscamos inspiração na natureza para todos os detalhes do projeto. A parte decorativa é algo mais alegre, divertido e colorido. Além das plantas, colocamos os elementos nas almofadas, bancos, quadros e até nas louças que são servidas", conta Camila Marinho, também sócia do Studio M&A Arquitetura.

Confira detalhes do projeto

Localizado na praça da Alameda Grajaú, em Barueri, um dos receios em relação ao projeto veio pelo local não ser acessível para carros. Após uma pesquisa, as arquitetas perceberam que isso não diminuiria a circulação de pedestres, então buscaram projetar um espaço que acolheria todo o tipo de pessoas durante a correria do dia a dia. "Criamos o restaurante pensando em uma extensão da praça, em que as pessoas poderiam sair da academia e ir ali tomar um açaí ao ar livre. Quem trabalha próximo, pode ter um almoço em um lugar legal, com uma proposta de uma comida natural e saudável, além de ter playground para famílias com crianças, bicicletário e ser pet friendly para quem faz questão de passear com os pets", relata Camila.

O espaço, que antes funcionava como bar e balada com música ao vivo, DJ e sushi bar, e tinha um conceito mais fechado, com cores mais escuras, sofreu uma transformação que trouxe leveza e refrescância ao local. "Mudamos a iluminação, retiramos o forro, pintamos as paredes, trocamos os pisos e todos os mobiliários, montamos tudo pensando em lugar que traga mais calmaria e bem-estar para quem opta passar um tempo do seu dia lá. Vale ressaltar que o tempo que tivemos para projeto e obra foi um grande desafio, levando em consideração todas as mudanças que precisamos fazer. Começamos o projeto em setembro de 2018 e a inauguração foi em dezembro desse mesmo ano", conta Renata.

Outro objetivo alcançado para o projeto foi pensar em um ambiente harmonioso com tudo o que ele proporciona. "O conceito criado para a decoração do restaurante condiz muito com o produto que eles servem, com opções saudáveis, algumas veganas e vegetarianas. Tudo foi escolhido a dedo para que entrassem em harmonia. Então as louças, pratos e decoração, tudo foi muito bem escolhido para demonstrar a identidade do local", conclui a arquiteta Camila. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/