6 temperos para ter em casa e como usá-los
Com tantas opções, quais são os temperos mais versáteis e os melhores para usar no dia a dia?
Em restaurantes, temperos fazem parte do cotidiano para dar o toque único nos pratos.
Para o chef Cédric Bourassin, do restaurante educacional Ecole hôtelière de Lausanne, universidade de gestão hoteleira, alguns temperos encontrados com facilidade em feiras de rua, empórios e supermercados têm o poder de deixar qualquer prato mais aromático e saboroso.
Mas, com tantas opções, quais são os mais versáteis e os melhores para usar no dia a dia?
Páprica
Mais suave do que outras pimentas, a páprica acrescenta mais "calor" e textura aos pratos. "Você descobrirá que existem muitas versões diferentes, algumas com um sabor mais 'quente' do que outras", disse o chef Bourassin.
Noz-moscada
Uma das especiarias mais famosas, ela funciona bem com pratos doces e salgados. Porém, ela é obrigatória "para os molhos bechamel e outros pratos com queijos".
Além disso, ela é muito usada em guloseimas que também contenham canela.
Pasta de alho
Esqueça aquelas pastas prontas vendidas nos supermercados; elas são cheias de sódio e de outros aditivos químicos nada saudáveis. Em vez disso, faça você mesmo uma pasta que pode ser congelada e, assim, facilitar o preparo das receitas cotidianas. O alho congelado, inclusive, dá mais sabor ao prato do que o em pó.
″É uma ótima maneira de adicionar rapidamente o sabor do alho a uma receita ou você pode usá-lo também na mistura com outros temperos."
Tomilho
"O tomilho é amadeirado, limonado e suave", disse o chef. O tempero pode ser utilizado em carnes e ensopados, assim como no preparo de legumes.
Alecrim
Muito usada na culinária francesa, o alecrim é terroso, amadeirado e cheiroso, o que o torna um tempero 'coringa' para as mais diversas receitas.
Pimenta Caiena
Especiaria é ótima para adicionar sabor em qualquer prato ― seja no famoso chili ou em asinhas de frango, ela valoriza os sabores e os aromas dos pratos.