Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A partir de 2025, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) vai oferecer o curso de medicina no campus Alphaville. A novidade atende à demanda antiga da instituição, além da necessidade do mercado na formação de médicos mais qualificados voltadas à saúde preventiva e à atenção primária, com uma visão integral do paciente e o trabalho em equipes multiprofissionais para oferecer cuidados mais eficazes e humanizados.
Segundo a universidade, o curso terá duração de 12 semestres. Para a implantação, houve um investimento inicial de R$ 42 milhões para a reestruturação do prédio recém-inaugurado, que conta com salas com laboratórios 3D, de simulação realística, de média e baixa complexidade, de bioquímica, salas de apoio, cenários de habilidades médicas e enfermaria.
"Os estudantes têm à disposição simuladores avançados com realidade aumentada de última geração, peças anatômicas preparadas com técnicas de conservação inovadoras, como a plastinação, método de preservação de tecidos biológicos com resinas sintéticas, permitindo uma aparência muito próxima da vida, e consultórios de simulação realística para avaliações práticas", explicou a instituição.
Projeto pedagógico
O curso de medicina do Mackenzie terá ainda um outro diferencial que é o seu projeto pedagógico. De acordo com a universidade, ele será separado em módulos: conhecimento médico, profissionalismo, prática do sistema de saúde, cuidados com o paciente, aprendizado, pesquisa e inovação, comunicação e interação e identidade institucional.
Além disso, as aulas acontecerão em um formato de ensino dinâmico e transversal, em que os alunos poderão ser submetidos a situações-problema, atividades em ambiente controlado e processos avaliativos, como OSCE. Outro destaque é o corpo docente, composto por professores com sólida formação acadêmica, vasta experiência em diversas áreas da medicina e atuação em hospitais, clínicas e centros de pesquisa, com nomes que são referências em educação médica.
"Iremos oferecer uma formação diferenciada que prioriza o desenvolvimento humano, técnico e ético, sempre em sintonia com as demandas da sociedade local e o uso de tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial e a medicina de precisão. A Instituição reforça seu compromisso com princípios cristãos com valores sólidos, preparando médicos comprometidos com a qualidade de vida, a dignidade humana e a justiça social", destacou.
Os interessados em ingressar no curso de medicina devem se inscrever no vestibular do Mackenzie até 7 de novembro pelo site (mackenzie. br/processos-seletivos/vestibular-graduacao/medicina). As provas acontecem em duas fases: a primeira, 14 de novembro; e a segunda, que é a etapa das entrevistas, nos dias 28 e 29 de novembro. As aulas terão início a partir do primeiro semestre de 2025.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Alphaville
Av. Mackenzie, 905
mackenzie.br