Objetivo já nasceu grande. Em 1965, ano da fundação de seu curso pré-vestibular para Medicina, o desempenho nas aprovações foi exemplar a ponto de, um ano depois, já ser o maior da cidade de São Paulo.
A proeza de tanto aprovar vem da mentalidade empreendedora e idealista de seus fundadores: os formandos em Medicina João Carlos Di Genio e Drauzio Varella, os médicos Roger Patti e Tadasi Itto, o pedagogo e administrador de empresas Jorge Brihy e de um grupo seleto de professores. As classes eram cheias. Os alunos (futuros médicos) vinham de várias localidades para ali estudarem, atraídos por aulas que misturavam a teoria e a prática.
Para se ter uma ideia, João Carlos Di Genio ensinava Velocidade, em Física, com um carrinho em mãos. Vanguardismo é o nome correto a se dar. Tudo o que se vê hoje, mais de 55 anos depois, se viu nas aulas do Objetivo nas décadas de 1960 em
diante. "Desde aquela época, Di Genio tinha um espírito inovador. Por isso, suas aulas eram sempre lotadas. Lembro que havia gente apoiada até nas janelas para assistir suas aulas de Física. Instalamos uma sala no 5.o andar e a chamamos de Vaticano. E sabe quem era o Papa? O Di Genio, claro", conta o Prof. Jorge Brihy, fundador também do Objetivo e da UNIP Alphaville, respectivamente em 1988 e 1992.
PROGRESSO CHEGANDO TODO DIAEm 1970, o Curso Objetivo já tinha seu irmão caçula, o Colégio Objetivo, com currículo de Ensino Médio. Em 1972, vieram as Faculdades Objetivo, sementes da futura Universidade Paulista (UNIP), que seria reconhecida como tal em 1988.
Também em 1972, é criado o Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (POIT), que nascia para atender a alunos com potencial diferenciado. Em reconhecimento ao POIT, o Objetivo foi a primeira instituição de ensino brasileira a integrar o Conselho Mundial para Superdotados. Em 1974, o Colégio já oferecia em seus bancos escolares a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, completando assim o Ensino Básico. Ano vai, ano vem, uma nova unidade aqui, outra ali era inaugurada. E o Objetivo, então, começa a ser assediado para abrir suas portas para escolas que queriam ser iguais a ele. Pronto. Em 1975, estava criado o Sistema de Ensino Objetivo, com a unidade Bauru, no estado de SP, encabeçando a lista das mais de 800 que viriam depois a mapear o território brasileiro. Mas que nada, a expansão não parou por aí: o Objetivo atravessou oceanos e há muito tempo chegou ao Japão.
Em 1982, foi criado o Centro de Pesquisa e Tecnologia UNIP-Objetivo (CPT). Por meio dele, professores e pesquisadores criam e implementam as mais diversas atividades educacionais.
O excelente desempenho da escola, enfim, é uma constante. A cada dia uma novidade entusiasma e orgulha alunos e seus familiares por fazerem parte de uma outra família: a família Objetivo. São esses estudantes, seus pais, diretores, coordenadores, professores e colaboradores que engrandecem o Objetivo e fazem irradiar resultados como:
HÁ 10 ANOS CONSECUTIVOS, OCUPA OS PRIMEIROS LUGARES NO ENEM EM TODO O BRASILNo IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – principal medidor da educação brasileira, o Objetivo também desponta. O Curso Objetivo é, por quatro anos consecutivos, o mais lembrado pela população em pesquisa do Datafolha. O Colégio segue com o mesmo sucesso e já é por dois anos seguidos também o mais conhecido entre leitores.
Colégio e Curso tiveram quase 75 mil aprovações nos vestibulares do país em 2020. Logo, muito em breve, quando saírem as listas de aprovados de 2021, boas novas trarão ao Objetivo, mais uma vez, o sentimento de dever cumprido para com seus alunos. Há mais ainda a contar: nossos alunos já ultrapassaram a conquista de nove mil medalhas em olimpíadas científicas nacionais e internacionais. São premiações em ouro, prata e bronze nos mais diversos certames que envolvem Física, Química, Matemática, Biologia, Robótica, Astronomia, História e outras. Há aluno do Objetivo que, ainda muito jovem, já conduz pesquisas científicas, desenvolvendo um pesticida natural, o biopesticida, que não agride a lavoura e auxilia o agricultor a cuidar de sua plantação. Ciência é palavra de ordem no Objetivo. Há alunos que hoje estão nas mais altas paradas de sucesso musical, graças à participação inicial no Festival Interno do Colégio Objetivo, o FICO, que há quase meio século lança talentos no mercado fonográfico. Há poetas, escritores, atores, atrizes e esportistas, porque a arte, a cultura e o esporte no Objetivo também têm o respeito que merecem. O Objetivo é, de fato, sinônimo de Educação de Qualidade. Faz jus ao slogan "As melhores cabeças". Quem por ele passou não esqueceu e trouxe de volta seus filhos para que aprendessem o que eles aprenderam: além da matemática, das linguagens, das ciências, da geografia, da história, valores essenciais para a construção da cidadania e aprimoramento humano. "Não é coincidência o Objet ivoter chegado onde chegou. Nossos valores sempre foram a lealdade, a fidelidade, a motivação, a disciplina, o estudo, o trabalho e, quando possível, o descanso", comenta o diretor Jorge Brihy. Jorge Brihy mais uma vez acertou.
Objetivo Alphaville: Av. Yojiro Takaoka, 3.500 | Tels.: (11) 4152-8812 / 4152-8813 | Site: www.objetivo.br / E-mail: colegio@objetivo.br