.
Mackenzie
22/01/2021
Para enfrentar a pandemia, que fez de 2020 um marco para a área da Educação, o Colégio Mackenzie Tamboré adotou videoaulas, lives e drives-thurs como estratégias. Com o ensino presencial suspenso, a escola precisou se reinventar para que o ensino pudesse chegar até a casa de seus alunos.
Foram meses de intenso aprendizado, capacitação, reuniões e muito trabalho que irão impactar para sempre a forma de ensinar e aprender. Para garantir a qualidade de ensino e a proximidade com os alunos o Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré - Internacional adotou as práticas mencionadas ao longo do ano.
Videoaulas
Quando as aulas presenciais foram suspensas, a primeira decisão da escola foi a gravação de videoaulas, um enorme desafio para os professores. Foram dias e noites de escrita de roteiros, divisão de tarefas, gravações e edições. Com muita dedicação e esforço conjunto os alunos não ficaram um só dia sem aula.
Lives
Após algumas semanas de videoaulas o Colégio deu mais um passo para encontrar seus alunos: as lives – aulas ao vivo – foram implantadas. Com a rápida adaptação da maior parte dos estudantes – e com a essencial ajuda dos pais, as lives foram se tornando mais frequentes, melhorando a interação e fornecendo aos professores o feedback necessário para a continuidade do trabalho.
Drives-Thrus
Na impossibilidade de contato social, a idéia do "Drive-Thru" foi usada diversas vezes durante a pandemia, com diferentes finalidades. O primeiro "Drive" foi para que os pais pudessem buscar o material dos alunos na escola. Depois vieram outras ações semelhantes para entregar o presente do Dia dos Pais e Dia das Mães, do Dia das Crianças, empréstimos de livros da Biblioteca da Escola, entre outras necessidades.
O retorno presencial
Em outubro, o retorno presencial foi autorizado, e iniciamos o escalonamento com alunos da Educação Infantil e 1º ano, além do Ensino Médio. Posteriormente voltaram também os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Fundamental I. Sempre atendendo a todos os protocolos sanitários de segurança, a volta às aulas presenciais ocorreu com turmas pequenas, período reduzido e horário diferenciado e transmissão simultânea para algumas turmas da Educação Infantil e Ensino Médio. "A alegria dos alunos em estar novamente no espaço escolar após 205 dias de espera foi o que mais marcou o tão aguardado retorno à escola. Pudemos constatar, ao final do ano, que o ensino remoto deste período excepcional, fortaleceu a autonomia dos alunos e, a muitos, possibilitou um grande aprendizado e estímulo à independência para trilhar caminhos na construção do conhecimento significativo", avaliou a professora Vera Mendes, diretora do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré Internacional.
Veja mais notícias sobre Folha Content.
Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/