.
CNL
14/02/201
O empresário Renato Ishikawa, de 81 anos, considerado um dos mais importantes representantes da colônia japonesa, é o mais novo Cidadão Paulistano. Ele foi agraciado com o título, iniciativa do vereador Aurélio Nomura, com aprovação do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Eduardo Tuma, em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (12), no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), na Liberdade, São Paulo.
Com um salão repleto de autoridades, familiares e amigos, foi exaltada a trajetória do homenageado, que preside a CNL Empreendimentos e a Fazenda Aliança, além de estar à frente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) e do Hospital Santa Cruz – duas das mais importantes entidades da comunidade nipo-brasileira. O título de Cidadão Paulistano é a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo àqueles que nasceram fora da cidade de São Paulo.
O autor da iniciativa, vereador Nomura, ressaltou a trajetória de Renato Ishikawa. "Sua história começa em Paraguaçu Paulista, onde nasceu e morou em uma casa de chão batido, assim como muitas e muitas famílias de imigrantes japoneses, e segue até ocupar cargos importantes da iniciativa privada, dentre eles a presidência da Ericsson do Brasil e da Nec Brasil, até montar seus próprios negócios, onde atua como CEO da CNL Empreendimentos e da Fazenda Aliança, produtora de café para exportação", resumiu.
O vereador também reforçou a importância da atuação do homenageado no Terceiro Setor. "Foi sob a presidência de Renato Ishikawa que o Hospital Santa Cruz completou 80 anos de atividade e iniciou uma nova etapa com infraestrutura modernizada, mais adequada aos tempos atuais, com equipamentos de última geração, além de parcerias com a Universidade de Tsukuba e o programa Sakura Science High School Exchange. À frente da Bunkyo, a mais importante e representativa instituição da comunidade nipo-brasileira, em que foi eleito presidente em 2019, a gestão busca uma aproximação com as regionais no interior e em outros estados, fortalecendo os laços entre essas entidades por meio de diálogo e transparência. Estes fatos tornaram seu nome relevante e considerado merecedor da mais alta honraria concedida pelo município, também pela dedicação, colaboração e empenho na preservação e difusão da cultura japonesa no Brasil. Ele já merecia esse título há mais tempo", disse Nomura.
Emocionado, Renato Ishikawa compartilhou sua alegria. "Confesso minha verdadeira emoção em ter o privilégio de viver uma noite tão especial como essa, que ficará marcada para sempre na minha vida. Agradeço a Deus por ter me deixado chegar até aqui, aos 81 anos, com saúde e muito vontade de trabalhar. Agradeço ao grande apoio da minha família e ao companheirismo incondicional da minha esposa Olga, além dos amigos", disse.
Sobre o trabalho social, ele afirmou que as ações são realizadas com muita satisfação. "Entendo que fazer o trabalho voluntário é devolver um pouco do que eu consegui aprender e que Deus me privilegiou, que a família me privilegiou, então, eu sinto como uma reciprocidade, uma devolução para a sociedade", finalizou Ishikawa.
Nascido em Paraguaçu Paulista (SP), Renato Ishikawa morou com a família em diversas cidades do interior e foi somente nos anos de 1950 que se fixou na cidade de São Paulo para continuar seus estudos. Graduado e pós-graduado na área econômica, foi o primeiro nikkei a assumir a presidência da NEC do Brasil, onde permaneceu até 2002, depois de trabalhar em renomadas empresas multinacionais.
Renato, a partir de sua saída da NEC, se dedicou aos seus próprios negócios. Destaque para a CNL Empreendimentos Imobiliários – construtora e incorporadora de grande renome em Alphaville-Barueri e a Fazenda Aliança em São João da Boa Vista (SP) voltada à produção de cafés especiais e gado de corte. Ao mesmo tempo, tem intensificado sua participação de forma voluntária em entidades beneficentes e filantrópicas. Desde 1997 atua de maneira próxima e relevante no Hospital Santa Cruz onde foi eleito presidente em 2012, e segue no cargo até presente data.
Em maio de 2019, foi também eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, onde já exercia o cargo de Diretor na gestão de 2017/2019 e é membro do Conselho Deliberativo com mandato até 2021.
Veja mais notícias sobre Folha Content.
Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/