Transformação do Esporte: Como o Esportebet Está Mudando o Cenário Esportivo
Desde que começaram a operar no Brasil, em 2018, as bets têm sido alvo de muitas idas e vindas.
Desde que começaram a operar no Brasil, em 2018, as bets têm sido alvo de muitas idas e vindas. Se antes havia uma proibição de propagandas, após a regulamentação das apostas, no final de 2023, pelo Governo brasileiro, agora estão liberadas. Isso dá a possibilidade de as bets se tornarem patrocinadoras de eventos esportivos e clubes. Esse movimento faz com que o cenário esportivo ganhe um novo player que vai agregar novidades e exigir que os antigos também se atualizem.
Publicidade liberada
De acordo com a Ernst & Young, empresa de consultoria e auditoria,19 das 20 equipes participantes da série A do Campeonato Brasileiro, possuem alguma relação de patrocínio com casas de apostas. O investimento é alto, de acordo com o ranking estipulado pela Agências & Anunciantes, apenas no ano de 2022, duas empresas do setor de esportebet desembolsaram quase R$279 milhões em inserções em TV aberta e fechada, isso sem contar outras janelas de publicidade. Além de beneficiar os times com essa injeção de patrocínio, faz com que todos os interessados em ter sua marca divulgada nesses espaços, desembolsem mais para competir com essas novas empresas que chegam recheadas de dinheiro.
Regras rígidas
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) divulgou as regras para esse tipo de publicidade dentro do Anexo X, que foi publicado em 29 de dezembro de 2023. O documento, além de definir que é preciso deixar claro que pessoas maiores de 18 anos não podem ter acesso a esse tipo de site, também proíbe que atletas que sejam menores de 21 anos ou aparentam ser menores de 21 anos, estrelem campanhas para as marcas. Isso gera um impasse, afinal, muitos atletas do Sub 20 já tiveram suas imagens veiculadas a favor desse tipo de empresa. Nesses casos, há prejuízo para o clube e para o atleta. Se houver alguma multa nesse momento, é cedo para dizer. O Conar permite que as empresas tenham algum tempo para se adequarem às novas regras. Porém, se notificadas, deverão agir de acordo com o pedido do órgão.
Público cativo
Mesmo sendo algo com ares de novidade, o público que aposta é também fiel aos campeonatos esportivos. O principal esporte no Brasil ainda é o futebol e, por isso, fica mais fácil o público criar uma conexão. Aproveitando isso, os cassinos foram assertivos em desenvolver mecanismos fáceis e colocar atletas como anunciantes.
Diferenças mundiais
Em outros países, a ligação entre bets e times de futebol é bem diferente. As propagandas até nos campos de futebol não são permitidas durante as partidas. Alguns exemplos são Austrália, Reino Unido, Holanda e Canadá. Em alguns desses países não é possível nem que jogadores, de qualquer idade, estejam vinculados com propagandas ou recebam quaisquer patrocínios dos cassinos online. Inclusive, as regras para atuação dessas empresas estão sendo revistas em grande parte da Europa e dos Estados Unidos. O cerco fiscalizatório nos Estados Unidos aumenta proporcionalmente à popularidade dos cassinos virtuais. Por lá, cada Estado define regras específicas tanto para a atuação de empresas, bem como a publicidade e suas relações entre os times esportivos e atletas.
Sociedade organizada e representada
Para defender o lado das empresas de apostas e mediar essa relação dentro do cenário esportivo brasileiro, foi criada a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL). Essa associação é composta por empresas nacionais e internacionais, e atuou durante a regulamentação do setor no Brasil, garantindo que as empresas também fossem ouvidas naquele momento. Ainda com baixo índice de adesão, sua representatividade tende a crescer conforme as empresas migrem suas sedes para o território nacional.
Arrecadação garantida
Após a sanção da Lei das Apostas, as novas faixas de repasse das alíquotas recolhidas pelo Governo foram definidas. Dos 12% afixados, 10% deverão ser divididos entre áreas como turismo, educação, segurança pública, saúde e esporte. A Seguridade Social deve receber 2%. O fato de a pasta dos Esportes receber esse investimento, mostra que o setor também colherá benefícios com a regulamentação. O valor representa maior possibilidade de fomento e incentivo aos esportes do País, seja incentivando competições, subsidiando novos atletas e organizando equipes de base.
Mudança notável
A partir do momento que os players de apostas online passaram a atuar no Brasil, a mudança foi perceptível. Ao ganharem um status de legalidade, em 2018, quando começaram a lançar seus sites, essas empresas já começaram trazendo discussões a respeito de seus papéis em diversos ambientes. Mesmo ganhando bastante apoio de determinados setores, algumas figuras políticas não viam suas atividades com bons olhos. O fato é que o incremento para o setor esportivo é bastante benéfico. O Governo só conseguiu aprovar o texto proposto após alguns ajustes, porém, com a arrecadação garantida, foi possível argumentar a necessidade e o impacto positivo das apostas online para diversas áreas, não apenas para o esporte.