Olimpíada de Tóquio será adiada para 2021
Essa é a primeira vez que uma edição dos Jogos é adiada
Nesta terça-feira (24), o primeiro ministro japonês, Abe Shinzo, afirmou que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados para 2021. Essa é a primeira vez que uma edição dos Jogos é adiada.
Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), e Abe Shinzo, concordaram com a decisão, que leva em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
"Na circunstância presente, e baseado na informação providenciada pela Organização Mundial da Saúde, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da 32ª Olimpíada em Tóquio devem ser reagendados para uma data para além de 2020, mas não além do verão de 2021, para garantir a saúde de atletas, todos envolvidos nos Jogos e a comunidade internacional" afirmou o Comitê Olímpico.
Pressão internacional
No dia 23, o Comitê Olímpico do Canadá havia publicado uma carta, informando que boicotaria os Jogos Olímpicos e Paralímpicos se eles fossem realizados em 2020.
Austrália, Noruega e Grã-Bretanha também pressionaram o COI e ameaçaram não participar dos Jogos.
After his telephone talks with IOC President Bach, PM Abe spoke to the press and explained that the two have agreed that the Tokyo Olympic Games would not be cancelled, and the games will be held by the summer of 2021. pic.twitter.com/ihe8To2g3R
— PM's Office of Japan (@JPN_PMO) March 24, 2020