5 filmes para entrar no clima das Olimpíadas de Tóquio
Confira obras com personagens que marcaram a história do maior evento esportivo do mundo
A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio já começou. O evento, que terá início na próxima sexta-feira (23), será marcado pela falta de público durante as competições, uma medida imposta para evitar a disseminação da Covid-19.
Para entrar no clima do maior evento esportivo do mundo, selecionamos cinco filmes com personagens que marcaram a história dos Jogos. Confira:
Invencível (Amazon Prime Video)
Dirigido e produzido por Angelina Jolie, "Invencível" (2014) conta o drama vivido pelo corredor olímpico Louis Zamperini (Jack O'Connell). Finalista dos 5.000 m nas Olimpíadas de Berlim 1936, ele foi convocado para servir como bombardeiro da Força Aérea Americana na Segunda Guerra.
Raça (HBO Max)
"Raça" (2016) narra a vida de Jesse Owens (Stephan James), atleta olímpico que fez história nas Olimpíadas de Berlim 1936. Em plena era nazista na Alemanha, o afro-americano roubou a cena ao conquistar quatro medalhas de ouro e fazer Hitler se retirar do estádio antes da cerimônia de premiação.
Eu, Tonya (Apple TV)
"Eu, Tonya" (2018) retrata a história real da patinadora olímpica Tonya Harding (Margot Robbie). Forçada a competir desde cedo por sua mãe (Allison Janney), ela se torna uma das principais atletas dos EUA e é forte candidata para o ouro nos Jogos de Inverno de 1994.
Chegamos em Tóquio (Globoplay)
Produzido pelo canal Off, a série documental "Chegamos em Tóquio" (2021) retrata, em seis episódios, a evolução dos três esportes radicais que farão sua estreia olímpica no Japão: skate, surfe e escalada.
Atleta A (Netflix)
Produção original da Netflix, o documentário "Atleta A" (2020) conta a história das atletas que sobreviveram aos abusos sexuais do ex-médico da seleção americana de ginástica artística Larry Nassar, hoje condenado 175 anos de prisão por ter violentado e assediado mais de 500 atletas durante duas décadas.